A educação como transformação : gestando a reflexão crítica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMengarelli, Rodrigo Rosi, 1980--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação-
Autor(es): dc.creatorFernandez, Paula Jorgelina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:40:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:40:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-03-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-03-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/81801-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81801-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Rodrigo Rosi Mengarelli-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Após o isolamento imposto pela pandemia, o cenário escolar presencial foi apresentado de uma forma nova e complexa. Vimos a necessidade de intervir de forma inédita, propondo a partir da prática e também da teoria, algumas informações e conhecimentos sobre o que é uma escola democrática e uma aprendizagem alternativa. Cada acontecimento serviu de sustento, vimos que algumas práticas da pandemia, somadas a alguns discursos que circulavam na cultura, tendiam ao abandono da construção coletiva, à valorização das liberdades individuais em detrimento da lógica do contrato social. Uma das instâncias que propusemos como estratégia para retornar a um espírito de construção coletiva, reconectar-se com educações alternativas, colocar em pauta um diálogo sobre educação, foi a estreia do filme: A la porsuite de mes reves, documentário que a cineasta Florie Berrehar vinha produzindo há quatro anos, onde aparece a história de uma graduada de La Cecilia e com a qual ela tenta responder a partir dos depoimentos, o que acontece com a vida após a escolarização democrática com os jovens que ali desenvolvem. Muitos novos tópicos foram levantados para continuarmos trabalhando e pesquisando juntos.-
Formato: dc.format1 recurso online (21 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectIsolamento social-
Palavras-chave: dc.subjectPandemias-
Palavras-chave: dc.subjectGestão democrática da educação-
Palavras-chave: dc.subjectCrítica cinematográfica-
Título: dc.titleA educação como transformação : gestando a reflexão crítica-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.