Nudges e políticas públicas : uma revisão da teoria do consumidor neoclássica pela economia comportamental

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Autor(es): dc.contributorWelters, Angela, 1970--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorReikdal, Thais Andressa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:12:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:12:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-29-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-29-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/81769-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81769-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Angela Welters-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A teoria neoclássica do consumidor assume que o indivíduo toma decisões de forma racional e baseada em suas preferências previamente estabelecidas, buscando a maximização de sua utilidade, sem que fatores cognitivo e/ou emocional sejam relevantes para o estudo das decisões. Contudo, uma teoria do consumir alternativa tem se fortalecido ao longo do século XX com o surgimento da economia comportamental, que busca entender a mente do consumidor e como os estímulos cognitivos, emoções e sentimentos influenciam suas decisões. Estudos sobre a racionalidade limitada, a teoria das heurísticas e vieses, a teoria dos prospectos e nudges enfatizam conceitos relevantes da economia comportamental para o entendimento do comportamento do consumidor. Políticas públicas baseadas em nudges podem contribuir para o bem-estar geral, já que a tomada de decisão e escolhas individuais tendem a ser viesadas. O objetivo deste trabalho é entender como conceitos da economia comportamental contribuem para uma teoria do consumidor e, principalmente, como os nudges através da ciência comportamental podem ser aplicados na formulação de boas políticas públicas.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEconomia - Aspectos psicológicos-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento do consumidor-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Título: dc.titleNudges e políticas públicas : uma revisão da teoria do consumidor neoclássica pela economia comportamental-
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