Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Kehl, Solange Triunfo | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Sanches, Jean Cristopher da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:13:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:13:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/81741 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81741 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Solange Triunfo Keh | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho considera a prática da leitura como uma efetiva garantia de direito a crianças, jovens e adultos, passando a analisar na perspectiva da literatura e o imaginário feminino presentes em Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus, com o foco de sensibilizar o potencial desta autora e fazer ecoar sua voz nos dias de hoje, de forma a ser representada, num paradoxo de sua riqueza de representação e narrativa, a sua vida de extrema pobreza e vulnerabilidade social, sobretudo no período histórico na qual viveu, e fazer-nos também refletir de como sua voz além de ecoar é presente nos dias de hoje, mesmo diante de um racismos estrutural e subalternidade, conclui-se que a palavra de Carolina, eco de muitas vozes autorizadas, e que através da prática da contribuição da leitura, que a potencializamos, e através de uma educação que se faz com novas alternativas, uma delas a leitura nos leva para qualquer espaço de fala, realização de sonhos e projetos de vida. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online (13 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Incentivo à leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Favelas - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pobres - Condições econômicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jesus, Carolina Maria de, 1914-1977 | - |
Título: dc.title | A voz que ecoa de Carolina Maria de Jesus através da obra Quarto de Despejo : diário de uma favelada como uma nova alternativa. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: