Estratégias competitivas na indústria fast fashion : um estudo de caso da Zara

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Autor(es): dc.contributorTorres, Ricardo Lobato-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorSilva, Jéssica Cristina Gomes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:27:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:27:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-27-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-27-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/81715-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81715-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Ricardo Lobato Torres-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho se dedica a investigar as estratégias competitivas adotadas pela empresa Espanhola Zara e seu alinhamento com o sistema fast fashion. A adoção do modelo pelas empresas no ramo da moda tem gerado crescentes lucros e aumento de produtividade, melhoria possível através da diminuição do ciclo de vida dos produtos e o lançamento recorrente de novas coleções. O presente estudo também investiga as possibilidades de obter vantagem competitiva através da organização estratégica de uma firma, utilizando diferentes abordagens da economia industrial como as Cinco Forças Competitivas, o Resoucerd-based View e Economias de Escapa e Escopo. Ademais, a presente pesquisa analisa a estrutura produtiva da Zara, desde sua produção até a comercialização das peças e quais os artifícios utilizados pela marca para aumentar seus lucros e agregar valor ao nome da marca. A metodologia utilizada para o estudo de caso foi pesquisa exploratória e bibliográfica, partindo de autores renomados na economia industrial. Todos os objetivos propostos foram alcançados, foi possível pontuar quais as estratégias competitivas são aderidas pela espanhola para obter destaque desde sua criação e ampliar o conhecimento sobre essa nova corrente produtiva que vem dominando a indústria têxtil. A estrutura organizacional da Zara permite que o uso de seus recursos seja otimizado, sejam eles tangíveis, através das economias de escala e escopo; sejam eles intangíveis, através da construção de identidade da marca, atribuindo mais valor a seus produtos. Foi possível aprofundar também no conceito mercadológico fast fashion, considerado o modelo de maior sucesso no mercado da moda e investigar como suas características produtivas garantem vantagem competitiva por meio da constante inovação e otimização do tempo.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectVestuário - Comércio-
Palavras-chave: dc.subjectConcorrência-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento estratégico-
Título: dc.titleEstratégias competitivas na indústria fast fashion : um estudo de caso da Zara-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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