Hábitos de consumo no Brasil em tempos de pandemia de covid-19

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGarcia, Junior Ruiz, 1977--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorSpricigo, Daiani Godinho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:50:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:50:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-27-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-27-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/81705-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81705-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Junior Ruiz Garcia-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O início da pandemia de COVID-19 em 2020 causou mudanças socioeconômicas que impactaram os brasileiros de diversas formas, tornando necessárias adaptações nos hábitos e estilos de vida. O presente trabalho tem como objetivo principal investigar mudanças nos hábitos dos consumidores brasileiros durante este período. Para alcançar este objetivo, foi necessário primeiramente identificar os fatores que possuem influência nos padrões de consumo. Para tal propósito, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o contexto histórico, com as principais definições, estudos e conceitos relacionados ao tema. Além disso, com objetivo de contextualizar cenário socioeconômico e compreender o surgimento das motivações que resultariam em novos hábitos de consumo, foi realizado um levantamento dos dados econômicos e estatísticos, bem como dos principais acontecimentos políticos durante a pandemia. Por fim, resultados de pesquisas realizadas durante este período foram selecionados e utilizados para identificar se as mudanças ocasionadas pela pandemia refletiram em alterações nos padrões de consumo das famílias brasileiras. Os resultados obtidos reúnem as mudanças nos hábitos dos consumidores e sua relação com as ocorrências da pandemia, entre eles estão a diminuição do consumo relacionado ao aumento dos preços e diminuição da renda, maior priorização da compra de itens essenciais, aumento do consumo de itens de limpeza e higiene, piora dos padrões alimentares e da insegurança alimentar, aumento do tabagismo e do alcoolismo devido ao estresse gerado pelo isolamento social.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento do consumidor-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo (Economia)-
Palavras-chave: dc.subjectCOVID-19 (doença)-
Título: dc.titleHábitos de consumo no Brasil em tempos de pandemia de covid-19-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.