
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Shima, Walter Tadahiro, 1964- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas | - |
| Autor(es): dc.creator | Fonseca Junior, Cezar dos Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:30:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:30:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/81704 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81704 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Walter Tadahiro Shima | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O desenvolvimento industrial é um processo de muita importância para a economia de um país e a interferência do Estado é debatida em todos os espectros econômicos, variando o entendimento da intensidade de sua atuação para mais ou para menos. Com a difusão do pensamento neoliberal, criou-se a ideia de que a intervenção estatal é prejudicial para o desenvolvimento do país e o ideal seria retirá-la do processo, porém, a história mostra que os principais países hoje desenvolvidos tiveram como protagonista o Estado durante toda a sua industrialização. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é debater como a atuação do Estado pode ser feita com a colaboração da sociedade e em que nível esses novos ideias liberais conseguem afetar essa lógica. Além disso, será comparado o desenvolvimento brasileiro e sul-coreano para elucidar como cada um deu seguimento na agenda industrial e chegaram em posições diferentes, mesmo tendo saído da mesma característica de capitalismos tardios. O método utilizado é a revisão bibliográfica de 13 obras que perpassam o tema de industrialização, história econômica e inovações e, a partir disso, conectar os temas para responder os questionamentos acima. A partir desse estudo foi possível identificar que existe sim uma ligação entre a participação do Estado no desenvolvimento dos países, visto que nações como Estados Unidos foram o símbolo de intervenção em séculos anteriores, mas que por algum motivo passaram a adotar uma postura contra o Estado para com as nações menos desenvolvidas quando o assunto é política industrial. A difusão do ideal neoliberal deslegitima a atuação do Estado na economia por mexer diretamente nos interesses da sociedade, os quais são necessários para a continuidade da aceitação da intervenção do governo. Além desses pontos, o que foi possível apreender de toda a literatura é que pensar o desenvolvimento industrial é se preocupar com qual posição na hierarquia mundial o seu país estará. Essa hierarquia é ordenada de acordo com a capacidade tecnológica do país, o que determina o quão rico é e o nível de influência que este terá sobre os demais. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Industrias - Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Indústrias - Coréia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Industrialização | - |
| Título: dc.title | O estado protagonista no processo de desenvolvimento industrial : crítica política e análise dos casos brasileiro e sul-coreano | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: