Especialização em Alternativas para uma Nova Educação : provocações e despertar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Lenir Maristela, 1964--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação-
Autor(es): dc.creatorAzevedo, Carlos Roberto de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:27:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:27:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-23-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-23-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/81661-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81661-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Lenir Maristela da Silva-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Durante o curso de especialização Alternativas Para Uma Nova Educação foram apresentadas teorias e práticas diversas relacionadas a educação emancipadora, includente e democrática. Os encontros foram predominantemente on-line, mas a metodologia adotada durante os encontros proporcionou uma efetiva participação de todos os integrantes do curso. Na "sala da nave mãe" todos os participantes se encontravam e eram apresentados os temas das aulas, com a apresentação teórica, muitas vezes realizada por educadores convidados. Após a apresentação do tema geral os participantes eram divididos em pequenos grupos onde era possível realizar um debate mais aprofundado. Todos os participantes eram estimulados, por um coordenador da equipe ANE 3, a se manifestar. Os apontamentos realizados pelo grupo eram anotados e após o debate os participantes do pequeno grupo eram direcionados novamente para a plenária (grupo maior com todos os participantes). No grupo maior os relatos dos pequenos grupos eram apresentados e era novamente discutido o tema proposto e realizado o fechamento e encaminhamentos para o próximo encontro. A metodologia apresentada demonstrou-se efetiva para o aprendizado e motivou os participantes e atuarem em projetos relacionados a educação em suas regiões de origem. No final do curso os participantes apresentaram o projeto de pesquisa em uma área da educação. O meu trabalho buscou abordar a compreensão e a avaliação da pedagogia da alternância adotada no CEEP Newton Freire Maia, localizado em Pinhais, Paraná, no curso Técnico em Agropecuária.-
Formato: dc.format1 recurso online (24 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalhador rural - Formação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino profissional-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia - Metodologia-
Título: dc.titleEspecialização em Alternativas para uma Nova Educação : provocações e despertar-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.