Projeto Levare : Pré-Vestibular Comunitário de Música UFPR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Alaor de, 1974--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação-
Autor(es): dc.creatorAraujo, Carolina Beê-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:10:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:10:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-22-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-22-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/81644-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81644-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Alaor de Carvalho-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho de conclusão tem como objetivo apresentar um relato de experiências vividas ao longo dos encontros, conversas, leituras, apresentações e palestras do Curso de Pós-Graduação de Alternativas para uma Nova Educação (ANE) ofertado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), no Setor Litoral, cidade de Matinhos/PR. Foi na Ane 3, denominada assim por sermos a terceira turma, que fui renovando a perspectiva sobre meu projeto educacional. Afeiçoei-me à experiência e proposta de José Pacheco, dentre os passeios por alternativas educacionais. Pesquisei sobre a metodologia de educação chamada Comunidades de Aprendizagem e as orientações de Pacheco sobre como iniciar as Turmas-Piloto de tutoria. Então, vi que meu projeto já estava em mãos e acontecendo, era o "Projeto Levare: Pré-Vestibular Comunitário de Música da UFPR", e só precisava desse novo olhar. Neste campo de incertezas, entendi que se fazia possível arriscar o diferente. E, no processo de aprendizagem na ANE e em minha pesquisa sobre a proposta de José Pacheco, reuni as visões e diretrizes necessárias para (re)começar e me (re)inventar no campo educacional. Ao longo de algumas reuniões da equipe, fui desenvolvendo a ideia e familiarizando os colegas com essas novas visões sobre formas de promover aprendizagem, na qual o professor não é o centro da condução. Isso gerou interesse e receio, ao mesmo tempo, mas também nos inspirou, e recomeçamos o ano de 2021 em uma nova perspectiva caracterizada por iniciar um programa gratuito de tutoria particular online em formato de vídeo chamadas para pré-vestibulandos de música, com todo um aporte digitalizado de materiais, simulados, vídeo aulas, lives, dicas e exercícios disponíveis para amplo acesso. Com essa nova metodologia, o projeto avançou e conquistou novos rumos para sua continuidade para os anos seguintes.-
Formato: dc.format1 recurso online (14 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho de grupo na educação-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica - Instrução e estudo-
Palavras-chave: dc.subjectExame vestibular - Paraná-
Título: dc.titleProjeto Levare : Pré-Vestibular Comunitário de Música UFPR-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.