Assimetria na transmissão de preços nos postos de combustíveis brasileiros

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBittencourt, Maurício Vaz Lobo, 1970--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorNunes, Anthony de Freitas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:44:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:44:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-22-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-22-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/81625-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81625-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Maurício Vaz Lobo Bittencourt-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O mercado brasileiro de combustíveis é caracterizado por possuir três combustíveis principais sob a forma de gasolina, etanol e diesel, com mercado consumidor distinto e relevante. O objetivo desse estudo consiste em investigar de que maneira os postos lidam com os choques no preço que pagam aos distribuidores – se repassam esses choques do mesmo modo na presença de choques positivos ou negativos. Isso foi feito utilizando uma abordagem de cointegração, utilizando um modelo de correção de erros (MCE) adaptado para permitir comportamento assimétrico. O modelo foi aplicado à nível de postos de combustível, utilizando dados para o intervalo de 11/05/2004 até 31/12/2019. Os resultados encontrados reforçam a consideração de estudos anteriores – tanto no sentido de que a assimetria deve ser estudada no nível de firmas, quanto no sentido de que há diferenças nas estratégias de precificação dos postos de combustível para cada um dos combustíveis que comercializam. Por fim, esse estudo tenta relacionar os resultados com algumas das causas apontadas para o comportamento assimétrico, tentando abrir novos caminhos de investigação.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectCombustíveis - Preços-
Palavras-chave: dc.subjectPostos de gasolina-
Palavras-chave: dc.subjectPreços - Determinação-
Título: dc.titleAssimetria na transmissão de preços nos postos de combustíveis brasileiros-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.