Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Barbosa, Emilly Christine Moreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:52:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:52:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/81610 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81610 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo desta cartilha é apresentar para você, professor(a), alguns passos práticos para tornar seus procedimentos didáticos mais acessíveis e inclusivos aos(às) estudantes Surdos(as). | - |
Descrição: dc.description | Como resultado da luta da comunidade surda, o ingresso de Surdos nas universidades tem aumentado ao longo das últimas décadas. Por isso, devemos pensar: o que pode ser feito no âmbito do ensino superior (graduação e pós-graduação) para promover a inclusão nos processos educativos? Este é um desafio colocado para todos nós, e visando contribuir com este cenário, o presente material foi desenvolvido. O objetivo desta cartilha é apresentar para você, professor(a), alguns passos práticos para tornar seus procedimentos didáticos mais acessíveis e inclusivos aos(às) estudantes Surdos(as). Este produto pedagógico foi produzido visando a leitura online e, por isso, você encontrará links e botões clicáveis. Para uma melhor experiência, use o modo "tela cheia" do seu visualizador de documentos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | 1. Ensino superior – Metodologia. 2. Prática de ensino. 3. Pedagogia visual. 4. Estudantes surdos. 5. Língua brasileira de sinais. 6. Letramento | - |
Título: dc.title | INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURD@S NO ENSINO SUPERIOR: Guia Prático de Orientações para Docentes da UFPR | - |
Tipo de arquivo: dc.type | apresentação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: