INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURD@S NO ENSINO SUPERIOR: Guia Prático de Orientações para Docentes da UFPR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBarbosa, Emilly Christine Moreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:52:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:52:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-21-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-21-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/81610-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81610-
Descrição: dc.descriptionO objetivo desta cartilha é apresentar para você, professor(a), alguns passos práticos para tornar seus procedimentos didáticos mais acessíveis e inclusivos aos(às) estudantes Surdos(as).-
Descrição: dc.descriptionComo resultado da luta da comunidade surda, o ingresso de Surdos nas universidades tem aumentado ao longo das últimas décadas. Por isso, devemos pensar: o que pode ser feito no âmbito do ensino superior (graduação e pós-graduação) para promover a inclusão nos processos educativos? Este é um desafio colocado para todos nós, e visando contribuir com este cenário, o presente material foi desenvolvido. O objetivo desta cartilha é apresentar para você, professor(a), alguns passos práticos para tornar seus procedimentos didáticos mais acessíveis e inclusivos aos(às) estudantes Surdos(as). Este produto pedagógico foi produzido visando a leitura online e, por isso, você encontrará links e botões clicáveis. Para uma melhor experiência, use o modo "tela cheia" do seu visualizador de documentos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subject1. Ensino superior – Metodologia. 2. Prática de ensino. 3. Pedagogia visual. 4. Estudantes surdos. 5. Língua brasileira de sinais. 6. Letramento-
Título: dc.titleINCLUSÃO DE ESTUDANTES SURD@S NO ENSINO SUPERIOR: Guia Prático de Orientações para Docentes da UFPR-
Tipo de arquivo: dc.typeapresentação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.