A transdisciplinaridade como estratégia para uma educação transformadora e emancipatória

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorStephan, Samyra de Lourdes-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação-
Autor(es): dc.creatorPereira, Larissa Lariane Nunes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:46:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:46:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-21-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-21-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/81606-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81606-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Samyra De Lourdes Stephan-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Essa pesquisa tem como objetivo apresentar embasamentos teóricos e empíricos, além das disciplinas, por meio dos diálogos e vivências adquiridas nos encontros EAD da ANE, e demonstrar como a Transdisciplinaridade pode contribuir na construção de novos saberes, sendo eles, sociais, culturais, científicos, filosóficos, éticos, políticos, entre outros. Contou-se com a colaboração das experiências dos colegas professores (as), atuantes em ambientes formais e não formais de educação. Neste sentido, refletindo sobre as vivências de diferentes visões a respeito das questões de ensino e aprendizagem, pude levantar apontamentos que corroboram para a minha jornada libertadora e transformadora como educadora. Essa pesquisa de teor narrativo, qualitativo, tem como função destacar as possibilidades de superação do paradigma tradicional de ensino, através da narração, que permite ao professor educador a compreensão e a reflexão crítica sob as coisas. Há três conceitos que precisamos saber diferencia-los. Sendo multidisciplinar a forma tradicional com divisão de ensino por disciplinas. A interdisciplinar é a que promove diálogo entre o estudante e o professor, afim do planejamento em conjunto das aulas. E a transdisciplinar que ultrapassa os conhecimentos específicos de uma única disciplina, na prática serve como ponte de um conhecimento ao outro, onde no final os conteúdos se contextualizam independente da área de atuação que está sendo estudada. É uma metodologia complexa, pois busca de maneira holística a compreensão do conhecimento, preservando as peculiaridades de cada disciplina. Esse conceito estimula o pensamento crítico através das problematizações da realidade e do cotidiano, como também a criatividade e autonomia, afim de contribuir com conhecimentos que façam sentido e que sejam relevantes aos estudantes. O Professor tem o papel de incentivar, instigar e criar curiosidade, onde orienta o aprendizado de novos saberes através dos conhecimentos já adquiridos pelos estudantes, estimulando as habilidades através de diálogos, projetos, rodas de conversa, entre outras práticas pedagógicas.-
Formato: dc.format1 recurso online (44 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTransdisciplinaridade-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educação-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Experiências-
Título: dc.titleA transdisciplinaridade como estratégia para uma educação transformadora e emancipatória-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.