Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Serbena, Carlos Augusto, 1968- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Renata Sefas Makhare da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:45:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:45:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/81598 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81598 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Carlos Augusto Serbena | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa : Curitiba, 21/12/2022 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este artigo tem como objetivo esboçar o mapeamento da produção acadêmica em Psicologia Analítica (P.A.) acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Especificamente, busca levantar as contribuições da P.A. para a compreensão do manejo terapêutico com crianças portadoras do TEA. Para tal, foi utilizado o modelo de revisão integrativa. A seleção dos artigos se deu a partir de textos embasados em contemplar a síntese dos tópicos relevantes com objetivo da pesquisa e a revisão integrativa ocorreu mediante a perspectiva teórica da P.A em correlação aos aspectos patológicos da síndrome, citação de autores e termos próprios da P.A. Os artigos analisados evidenciaram a importância de Michael Fordham para a psicologia do desenvolvimento. Os textos trouxeram contribuições de Fordham vinculadas a psicanálise Kleiniana, concepções de autores da teoria do apego, teoria relacional e das neurociências. A pesquisa revelou a escassez de literatura de produção sobre o TEA em conjunto com a P.A. Indicando a necessidade de desenvolvimento do tema em P.A. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This article aims to outline the mapping of academic production in Analytical Psychology (A.P.) about Autism Spectrum Disorder (ASD). Specifically, it seeks to raise the contributions of the P.A. for understanding the therapeutic management with children with ASD. For this, the integrative review model was used. The selection of articles was based on texts based on contemplating the synthesis of relevant topics for the purpose of the research and the integrative review took place through the theoretical perspective of AP in correlation with the pathological aspects of the syndrome, citation of authors and terms specific to AP. The analyzed articles showed the importance of Michael Fordham for developmental psychology. The texts brought Fordham's contributions linked to Kleinian psychoanalysis, conceptions of authors of attachment theory, relational theory and neurosciences. The research revealed the scarcity of production literature on TEA in conjunction with P.A. Indicating the need to develop the theme in P.A. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transtornos do espectro autista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia junguiana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia clinica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia | - |
Título: dc.title | Compreensão do Transtorno do Espectro Autista na psicologia analítica | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: