Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Araújo, Paula Carina de, 1983- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | - |
Autor(es): dc.creator | Galvão, Marcos Gabriel Queiroz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:10:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:10:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/81561 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81561 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof.ª Dr.ª Paula Carina de Araújo | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A ciência aberta é um movimento que defende a abertura do acesso a dados, informações e conhecimento gerados em pesquisas científicas, tornando-os disponíveis para todos. Objetiva investigar os benefícios da ciência aberta na visão dos coordenadores de projetos de ciência aberta na Universidade Federal do Paraná. Desenvolve uma pesquisa exploratória com aplicação de entrevistas com dois coordenadores de projetos de ciência aberta na Universidade Federal do Paraná. Os resultados da pesquisa apontam que a ciência aberta pode trazer diversos benefícios na visão dos coordenadores de projetos, como o aumento da visibilidade e impacto das pesquisas, a melhoria da qualidade dessas pesquisas e a ampliação da colaboração e networking entre pesquisadores. Também foram identificadas algumas dificuldades na implementação da ciência aberta, como a falta de infraestrutura e do reconhecimento dessa área considerada nova por muitos. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidades e Faculdades - Pesquisa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Repositórios institucionais | - |
Título: dc.title | Os benefícios da ciência aberta : a visão dos coordenadores de projetos de ciência aberta na Universidade Federal do Paraná | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: