Política avaliativa : um debate sobre indicadores de qualidade em Curitiba

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBruel, Ana Lorena de Oliveira, 1974--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorHinkeldei, Amanda Kathryn-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:57:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:57:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/81492-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81492-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof.a Ana Lorena Bruel-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 83-90-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho teve como objeto de pesquisa a análise sobre a avaliação externa e os indicadores de qualidade educacional. A avaliação em larga escala é entendida como instrumento de diagnóstico educacional, que possibilita significativas reflexões e inferências, contribuindo inclusive para um maior entendimento e discussão dos condicionantes de qualidade em educação. No primeiro capítulo foram relacionados os temas: a avaliação externa e políticas educacionais, no segundo capítulo foram levantadas algumas considerações sobre a avaliação externa e apropriações de seus resultados, no terceiro capítulo foi contemplado um debate sobre os indicadores educacionais. No quarto capítulo foi desenvolvido um trabalho quantitativo, tendo como objeto de análise os dados da Prova Brasil de 2011 referentes à rede municipal de ensino do Município de Curitiba. Através de estatística descritiva foram apresentadas correlações realizadas entre diferentes variáveis, as quais foram demonstradas em forma de gráficos e tabelas. A fim de compreender o atual índice e meta da Educação Básica foram realizadas correlações entre o IDEB e o fluxo escolar e o IDEB e a nota padronizada da Prova Brasil de 2011. Posteriormente, buscou-se verificar a relação (influência) de algumas variáveis com o desempenho dos alunos na Prova Brasil de 2011, foram elas: o NSE dos alunos; a localização da escola dentro ou próxima a AGSN; rotatividade docente; faltas dos alunos; problemas disciplinares causados por estudantes; e a experiência média docente. Através dessas correlações foi possível verificar quais condicionantes apresentaram uma forte relação com o desempenho dos alunos, tanto positivamente quanto negativamente. A delimitação mínima de indicadores de qualidade pode contribuir para a gestão na área educacional, pois, à medida em que se tem consciência de quais condicionantes impactam de forma significativa no desempenho e na aprendizagem dos alunos, se faz possível organizar ações, políticas públicas, estabelecer prioridades e insumos para a concretização das mesmas.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This work had as a research subject the external evaluation of educational quality indicators. A large scale evaluation is understood as an educational diagnostic tool, which enables significant reflections and inferences, including contributing to a better understanding and discussion of the quality of conditions in education. In the first chapter the themes related were: the external evaluation and educational policies, in the second chapter were raised some considerations on the external evaluation and appropriation of its results, in the third chapter was contemplated a debate on educational indicators. In the fourth chapter we developed a quantitative work, with the object of analysis data of the Prova Brasil 2011 relating to municipal schools of the city of Curitiba. Using descriptive statistics were presented correlations made between different variables, which were shown in graphs and tables. In order to understand the current index and goal of basic education, correlations were made between the IDEB and school flow and between the IDEB standardized note’s Prova Brasil 2011. Later, we sought to investigate the relationship (influence) of some variables student performance in Prova Brasil 2011 were these: the NSE student; the school's location in or near AGSN; teacher turnover; absences of students; disciplinary problems caused by students; and the average teaching experience. Through these correlations it observed that conditions had a strong relationship with student performance, both positively and negatively. The minimum definition of quality indicators can contribute to the management in education, then the measure that is aware of what conditions impact significantly on performance and student learning , it is possible to organize actions, public policies, set priorities and inputs for achieving the same .-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectIndicadores educacionais - Estatísticas-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Título: dc.titlePolítica avaliativa : um debate sobre indicadores de qualidade em Curitiba-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.