
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Knoblauch, Adriane, 1975- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.creator | Baur, Aline Gabriele | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:13:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:13:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/81491 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81491 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Profa Dra Adriane Knoblauch | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 36-37 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O objeto de investigação desse trabalho é a escrita na educação infantil, no qual será analisado o que teoricamente se diz sobre o tema, e análise do discurso de algumas professoras que trabalham em diferentes instituições sobre sua prática pedagógica a respeito da escrita na educação infantil. As referências estudadas para obter uma compreensão sobre uma abordagem adequada da escrita na educação infantil foram: Corsino (2002; 2006a; 2006b), Baptista (2010), as quais apresentam conceitos e diferenciações dos termos alfabetização e letramento; Vygotsty (2007) que nos remete à concepção de linguagem como sociocultural e Ferreiro (1995) que afirma, junto com Vygosty, que a escrita é uma representação da linguagem. Os dados sobre o discurso das professoras à respeito da escrita na educação infantil foram coletados por meio de questionários. Os principais resultados indicam que muitas professoras ainda concebem a educação infantil como uma etapa preparatória para o ensino fundamental e trabalham com a escrita de forma sem significado para as crianças. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : This research object is the writing in childhood education, in which will be analyzed what theoretically is said about the subject, and discourse analysis of some teachers that work in different institutions about their teaching practice about handwriting in childhood education. The studied references to get anunderstanding on an appropriate writing approach in childhood education were: Corsino (2002; 2006a; 2006b), Baptista (2010), which presents concepts and differentiations in the terms of literacy and literacy; Vygotsty (2007) brings us to the conception of language as a socio-cultural and Ferreiro (1995) that say,along with Vygosty, that writing is a representation of language. The data on the teachers’ speech about writing in childhood education were collected using questionnaires. The main results indicate that many teachers still understand the childhood education as a preparatory step for the elementary school and work with writing meaningless way for children. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crianças - Escrita | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem - Estudo e ensino (Ensino fundamental) | - |
| Título: dc.title | O lugar da escrita na educação infantil : teoria e prática | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: