Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lopes, Claudemira Vieira Gusmão, 1962- | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Edinalva, 1964- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Licenciatura em Educação do Campo | - |
Autor(es): dc.creator | Alves, Adriana Fatima Mendes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:55:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:55:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/81450 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81450 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Claudemira V. Gusmão Lopes | - |
Descrição: dc.description | Coorientadora: Edinalva Oliveira | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Educação do Campo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O estudo tem como objetivo relatar os caminhos pedagógicos de um encaminhamento do processo ensino aprendizagem na área de Ciências da Natureza. A proposta foi desenvolvida com três turmas de estudantes do 6° Ano do Ensino Fundamental II no Colégio Estadual do Campo Alexandra Ensino Fundamental e Ensino Médio, envolvendo 98 estudantes, com foco na temática plantas aquáticas. A escolha destas plantas se apoiou na crença de que as mesmas são vistas como pragas pelos moradores da localidade. As macrófitas, são formas vegetais que ocorrem em rios, lagos e lagoas e são fundamentais para o equilíbrio desses ambientes. Na Educação Básica e no ensino das Ciências da Natureza, os saberes dessa temática podem ser abordados de várias formas. Para tornar o processo mais eficaz preparamos um material didático e também providenciamos plantas aquáticas da região. O material didático foi preparado com base em pesquisas, onde pude constatar que estas plantas, tem um papel importante para o meio ambiente. A preparação do material didático e a utilização das plantas foi uma forma de oportunizar ao aprendiz o visual e o toque, ampliando o seu interesse e melhorando sua compreensão. Dessa forma, o estudo foi feito em dois momentos em cada turma. O primeiro para leitura e diálogo da primeira parte do material didático. O segundo para fechamento do material didático e desenvolvimento das atividades dirigidas. Nas três turmas, houve um pouco de dificuldade em relação à leitura, pois os aprendizes estão vindo de dois anos de pandemia e os reflexos estão sendo vistos hoje. Com paciência e atenção todos participaram e se interessaram pela proposta. As plantas e as gravuras que utilizamos no segundo momento, chamaram muita a atenção dos aprendizes. Percebemos que o tempo foi pouco para tanto interesse. A professora ficou satisfeita e se interessou em dar prosseguimento ao estudo do tema macrófitas. Ao final, a vivência nos trouxe satisfação. Com ela podemos dizer que a Educação do Campo, acontece quando em sala de aula o professor busca formas de levar o conhecimento com dinâmicas, aulas expositivas dialogadas e que permitem ao aprendiz se apropriar do conhecimento. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online (31 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciencias - Estudo e ensino (Ensino fundamental) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plantas aquáticas - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental - Paranaguá (PR) | - |
Título: dc.title | Ensino de ciências, plantas aquáticas e educação do campo : um triângulo de saberes | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: