Ensino de ciências, plantas aquáticas e educação do campo : um triângulo de saberes

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLopes, Claudemira Vieira Gusmão, 1962--
Autor(es): dc.contributorOliveira, Edinalva, 1964--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Licenciatura em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorAlves, Adriana Fatima Mendes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:55:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:55:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-07-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/81450-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81450-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Claudemira V. Gusmão Lopes-
Descrição: dc.descriptionCoorientadora: Edinalva Oliveira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O estudo tem como objetivo relatar os caminhos pedagógicos de um encaminhamento do processo ensino aprendizagem na área de Ciências da Natureza. A proposta foi desenvolvida com três turmas de estudantes do 6° Ano do Ensino Fundamental II no Colégio Estadual do Campo Alexandra Ensino Fundamental e Ensino Médio, envolvendo 98 estudantes, com foco na temática plantas aquáticas. A escolha destas plantas se apoiou na crença de que as mesmas são vistas como pragas pelos moradores da localidade. As macrófitas, são formas vegetais que ocorrem em rios, lagos e lagoas e são fundamentais para o equilíbrio desses ambientes. Na Educação Básica e no ensino das Ciências da Natureza, os saberes dessa temática podem ser abordados de várias formas. Para tornar o processo mais eficaz preparamos um material didático e também providenciamos plantas aquáticas da região. O material didático foi preparado com base em pesquisas, onde pude constatar que estas plantas, tem um papel importante para o meio ambiente. A preparação do material didático e a utilização das plantas foi uma forma de oportunizar ao aprendiz o visual e o toque, ampliando o seu interesse e melhorando sua compreensão. Dessa forma, o estudo foi feito em dois momentos em cada turma. O primeiro para leitura e diálogo da primeira parte do material didático. O segundo para fechamento do material didático e desenvolvimento das atividades dirigidas. Nas três turmas, houve um pouco de dificuldade em relação à leitura, pois os aprendizes estão vindo de dois anos de pandemia e os reflexos estão sendo vistos hoje. Com paciência e atenção todos participaram e se interessaram pela proposta. As plantas e as gravuras que utilizamos no segundo momento, chamaram muita a atenção dos aprendizes. Percebemos que o tempo foi pouco para tanto interesse. A professora ficou satisfeita e se interessou em dar prosseguimento ao estudo do tema macrófitas. Ao final, a vivência nos trouxe satisfação. Com ela podemos dizer que a Educação do Campo, acontece quando em sala de aula o professor busca formas de levar o conhecimento com dinâmicas, aulas expositivas dialogadas e que permitem ao aprendiz se apropriar do conhecimento.-
Formato: dc.format1 recurso online (31 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectCiencias - Estudo e ensino (Ensino fundamental)-
Palavras-chave: dc.subjectPlantas aquáticas - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental - Paranaguá (PR)-
Título: dc.titleEnsino de ciências, plantas aquáticas e educação do campo : um triângulo de saberes-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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