Resgatando minhas práticas docentes no processo de ressignificação da escola municipal bairro da Penhinha

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlberton, Josililian-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação-
Autor(es): dc.creatorPassos, Lucilene Cristina Dias dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:06:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:06:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-03-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/81409-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81409-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Joslilian Alberton-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente estudo tem como objetivo apresentar de forma singela as experiências por mim vividas, nos âmbitos, pessoal e profissional, pois para mim, tais experiências não estão dissociadas. Os caminhos percorridos que me fizeram me reconhecer como pessoa, como ser humano, como profissional. O percurso traçado até a chegada à Escola Municipal Bairro da Penhinha, sendo esta, ponto de partida para o desenvolvimento de um projeto de mudança dentro do pressuposto de uma Educação Inovadora. Foram consultados alguns autores que de certa forma auxiliaram na construção da base teórica deste documento, mas que, com toda certeza, não estão aqui somente como exigência institucionalizada e sim como a possibilidade de um novo jeito de olhar o fazer docente. Segundo Rubem Alves, em Pedagogia do Olhar. "Educar é mostrar a vida a quem ainda não viu. O educador diz: "Veja! " E, ao falar, aponta. O aluno olha na direção apontada e vê o que nunca viu. Seu mundo se expande. Ele fica mais rico interiormente ... E ficando mais rico interiormente ele pode sentir mais alegria – que é a razão pela qual vivemos". É justamente neste sentido de mundo expandido, de alegria, de contetenza, que tentarei apontar neste estudo, como me reconectei com um eu que sempre esteve dentro de mim, mas que ainda não tinha a visão e o entendimento deste "SER" em sua totalidade e como busquei por meio de diálogos, estudo e muita escuta a partilhar este novo jeito de enxergar o fazer pedagógico junto à Equipe da Escola Municipal Bairro da Penhinha.-
Formato: dc.format1 recurso online (54 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPrática docente-
Palavras-chave: dc.subjectAutobiografia - Educadores-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Projetos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - São Paulo (SP)-
Título: dc.titleResgatando minhas práticas docentes no processo de ressignificação da escola municipal bairro da Penhinha-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.