Proposta de melhoria para o processo de planejamento e logística de peças de reposição de estoque de uma empresa de embalamento

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Autor(es): dc.contributorValle, Pablo Deivid, 1975--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Engenharia da Qualidade 4.0-
Autor(es): dc.contributorSantos, Paulo Henrique Amorim-
Autor(es): dc.creatorSanches, Mariana Elisa da Silva Zampol-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:49:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:49:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-01-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-01-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/81353-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81353-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Pablo Deivid Valle-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Engenharia da Qualidade 4.0.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Os processos de planejamento e logística de peças de reposição de estoque podem, muitas vezes, se mostrarem complexos. Cabe à gestão de operações e à engenharia da qualidade buscarem a otimização de tais processos e a sustentabilidade dos negócios. O objetivo deste trabalho é melhorar o processo de planejamento e logística de peças de reposição de estoque de uma empresa que fornece soluções de embalamento. Para isso, foi escolhido o programa de melhoria contínua Seis Sigma para guiar o projeto, fundamentado em suas cinco etapas (DMAIC). Como proposta para solucionar este problema foram utilizados uma sequência de métodos e ferramentas da qualidade alinhados às etapas do programa seis sigma. Dentre tais métodos citam-se a definição de indicadores, metas (SMART) e o mapeamento de processos (SIPOC); a medição por análise de redes sociais e controle estatístico de processos; análise por diagrama de causa e efeito (Ishikawa) e pelo método dos "cinco porquês"; a melhoria por plano de ação e medidas corretivas; e o controle pelo acompanhamento de indicadores e do nível sigma. Como principais resultados citamse o atingimento da meta global proposta; a melhoria do nível sigma do indicador de pontualidade (de 0,79 para 2,55); e um retorno financeiro de R$ 582.725,53. Neste sentido, a aplicação do programa de melhoria contínua seis sigma se mostrou eficaz e eficiente para a realização do projeto proposto e para a gestão da qualidade da empresa.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectControle de estoque-
Palavras-chave: dc.subjectLogística empresarial-
Palavras-chave: dc.subjectSix sigma (Padrão de controle de qualidade)-
Título: dc.titleProposta de melhoria para o processo de planejamento e logística de peças de reposição de estoque de uma empresa de embalamento-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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