
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Valentim da, 1977- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Pedroso, Mila Zeiger | - |
| Autor(es): dc.contributor | Mengarelli, Rodrigo Rosi, 1980- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Leite, Rodolpho Lima | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:45:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:45:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/81322 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81322 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Valentim da Silva | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Mila Zeiger Pedroso | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Rodrigo Rosi Mengarelli | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente texto refere-se ao percurso experienciado na especialização em Alternativas para uma Nova Educação. Mesmo com estrutura de monografia, foi desenvolvido como memorial das experiências promovidas nesse processo que teve início há um ano e meio atrás e que apenas por burocracia, se encerra no texto. É possível também encontrar a metodologia de estruturação do projeto realizado na escola Bairro da Penhinha, escola localizada na cidade de Arujá, com alguns relatos de professores e professoras sobre a dinâmica de trabalhar numa escola em transformação. Ao longo do trabalho, foi feito o esforço de relacionar alguns referenciais teóricos com as práticas experienciadas, de maneira a ajudar nas reflexões. Identificamos a importância de permitir-se ousar na educação, mesmo com todos os receios, é necessário ir a prática. Se faz essencial viver as práticas que gostaríamos de ter, como é permitido fazer na escola Bairro da Penhinha e, da mesma maneira, somos impulsionados durante a especialização. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online (31 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática docente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Autobiografia - Educadores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Projetos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Metodologia | - |
| Título: dc.title | Práxis docente : rupturas e reconstruções | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: