A criação de mangás com deficiência como dispositivo para discussão sobre preconceito

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBrizolla, Franceli, 1975--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação-
Autor(es): dc.creatorDalcin, Lucas Fernandes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:33:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:33:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-16-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-16-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/81229-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81229-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Francéli Brizolla-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente relato tem como objetivo descrever a experiência e a importância da conscientização quanto à inclusão e respeito às pessoas com deficiência por meio da técnica do mangá, com oficinas direcionadas para crianças do 5º ano da Escola Municipal Governador Moisés Lupion, localizada na cidade de Guaratuba – Paraná. O mangá oferece diversas situações para ser utilizado pelo professor, principalmente, sua popularidade e linguagem entre os jovens e crianças e adultos. O fácil acesso a esse material e a variedade de temática auxilia a sua compreensão e o torna uma forma lúdica de ensinar. O trabalho realizado com os mangás na referida escola fez parte da trajetória e experiências vividas por um arte-educador autista durante sua trajetória no curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação (ANE), da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral. Tal formação ocorreu de maio de 2018 a dezembro de 2019.-
Formato: dc.format1 recurso online (34 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectHistórias em quadrinhos na educação-
Palavras-chave: dc.subjectLudico na escola-
Palavras-chave: dc.subjectPessoas com deficiência física - Educação-
Título: dc.titleA criação de mangás com deficiência como dispositivo para discussão sobre preconceito-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.