Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Monteiro, Ricardo Rodrigues, 1974- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Viscaino, Valquiria Madureira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:57:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:57:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/81144 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81144 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Ricardo Rodrigues Monteiro | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A formação profissional nos conduz ao desejo de encontrar na escola sujeitos preparados para a escolarização. No entanto, encontrei eu mesma e os alunos destituídos de lares convencionais: estrutura familiar, excluídos socialmente, violentos e agressivos. Um pouco da minha história. Sabemos que a utilização de uma única metodologia não pode tornar-se padrão de ensino/aprendizagem. A pesquisa apresentada para o curso de pós-graduação em Alternativas para uma Nova Educação (ANE) e os registros aqui expostos tendem a romper com esta padronização e a mudança se deu a partir de problemas de ordem social. A interdisciplinaridade, nos aspectos da significação e contextualização dos saberes (PCN, Parâmetros Curriculares, 1997) aparece como ponto de partida para a criação da função social da escola. Entretanto, a educação inovadora traz reflexão a respeito das ações metodológicas e esta pesquisa apresenta os caminhos da equipe pedagógica em traçar novos paradigmas - a implantação da tutoria. Ao assumir a direção da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Presidente Campos Salles, localizada no bairro de Heliópolis, na cidade de São Paulo, numa região de vulnerabilidade social (tráfico de drogas e diversos tipos de violência), em 1995, Braz Rodrigues Nogueira enfrentou várias situações desafiadoras... Um acidente fatal ocorrido em 1999, com uma estudante, introduziu a cultura pela paz integrando escola e comunidade e criou a Caminhada pela Paz. Abrindo as portas da escola para a comunidade, o diretor Braz fez concretizar suas duas ideias: "tudo passa pela educação" e "a escola realiza bem o seu papel quando toda a comunidade for educadora". Com a convicção de que a escola não pode ter barreiras com a comunidade, a derrubada dos muros que cercavam a escola foi a primeira barreira superada. A seguir, quebraram as paredes que dividiam as salas de aula criando grandes salões. A mudança arquitetônica não foi garantia de inovação, foi o ponto de partida para colocar os professores no trabalho coletivo e os estudantes em grupos aprendendo uns com os outros. Isso gerou a ruptura da verticalização das relações. Vários são os dispositivos pedagógicos introduzidos a fim de transformar as crianças em parceiros ativos da sua própria aprendizagem e capacitá-las para assumir responsabilidades sendo colaborativas. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online (52 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Política pública | - |
Título: dc.title | O caminho da tutoria na escola Campos Salles, em Heliópolis : inovação sem muros, autonomia, responsabilidade e solidariedade | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: