Escolas do campo, povos dos mares : conexões entre a Oceanografia, as escolas das ilhas do litoral paranaense e o diálogo dos saberes

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Autor(es): dc.contributorMello, Lilian Medeiros de, 1971--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Oceanografia-
Autor(es): dc.creatorLunge, Tainah Maria de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:12:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:12:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-08-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-08-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/81135-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81135-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Lilian Medeiros de Mello-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Pontal do Paraná, Centro de Estudos Mar, Curso de Graduação em Oceanografia.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este estudo teve como objetivo a elaboração de uma proposta de inserção de conteúdos de Oceanografia adaptada à Proposta Pedagógica das escolas das ilhas do litoral do Paraná. Estas escolas das ilhas paranaenses fazem parte do Programa Nacional da Educação do Campo, o qual preconiza que os modos de vida, a cultura e os conhecimentos tradicionais devem ser considerados e valorizados em sala de aula, a fim de um ensino adequado às realidades socioecológicas destas comunidades. Entretanto, pela modalidade da Educação do Campo ter seu histórico relacionado principalmente a movimentos sociais ligados aos povos do campo, observa-se uma lacuna nos materiais didático-pedagógicos e práticas escolares sobre os povos dos mares e suas realidades. A presente proposta foi elaborada a partir de revisão bibliográfica, análise documental e triangulação de dados qualitativos, além de identificação e contextualização de possíveis demandas de tópicos da Oceanografia com base no diagnóstico do projeto de extensão "Saberes e fazeres do mar: diálogos entre o currículo e a realidade local nas escolas das ilhas do litoral paranaense". O estudo resultou na concepção de dois quadros de composições distintas: a primeira, com alinhamento dos conteúdos escolares das áreas do conhecimento Ciências da Natureza e Ciências Exatas a conteúdos da graduação em Oceanografia da Universidade Federal do Paraná, e sugestões de tópicos gerais de abordagem a partir da realidade prática das comunidades; a segunda, com alinhamento dos conteúdos escolares pertencentes à área do conhecimento Ciências Humanas às temáticas e discussões da Oceanografia Socioambiental, área das Ciências do Mar que se propõe a utilizar uma perspectiva crítica para compreender as relações entre oceanos e sociedades. Entende-se que o diálogo de saberes é uma abordagem imprescindível dentro dos espaços educativos, além da defesa de uma práxis pedagógica crítica, emancipatória e subversiva. Neste sentido, também entende-se que a Oceanografia enquanto construção científica, resultado do conhecimento humano, precisa se colocar criticamente em suas propostas, alinhada às necessidades populares e da justiça socioambiental. Assim, este estudo dialoga e se reconhece com o que se tem considerado como um corte da Oceanografia Socioambiental em relação à Oceanografia Clássica, constituindo uma Nova Oceanografia. É fundamental propiciar condições de resistência às comunidades tradicionais e garantir seu lugar como protagonistas de suas realidades, da gestão de seus territórios, da manutenção de suas identidades socioculturais, da sua própria educação. Este estudo pode ser base para aplicações práticas dos conteúdos da Oceanografia, especialmente em escolas que atendem comunidades tradicionais da pesca artesanal; e, através das contribuições da Oceanografia Socioambiental, propiciar estas condições de resistência, protagonismo e justiça socioambiental, e valorizar e fortalecer seus modos de vida, posturas no mundo e subjetividades.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectOceanografia-
Palavras-chave: dc.subjectComunidade-
Palavras-chave: dc.subjectComunidade e escola-
Título: dc.titleEscolas do campo, povos dos mares : conexões entre a Oceanografia, as escolas das ilhas do litoral paranaense e o diálogo dos saberes-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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