Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sá, Ricardo Antunes de, 1962- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Camargo, Lilian Ribeiro de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:32:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:32:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/81133 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81133 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 57-60 | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A pesquisa desenvolvida teve como objetivo a caracterização dos projetos sobre a "Educação para a Paz", desenvolvidos nas Escolas Municipais do Ensino Fundamental de Curitiba. Realizou-se revisão de literatura sobre a temática "Educação para a Paz" (JARRES, 2002; BELTRAME, 2007; GUIMARÃES, 2011; FREIRE; 2014; BRASIL, 1996, 2013, 2014). A metodologia da pesquisa desenvolvida foi com base na pesquisa qualitativa (ANDRÉ, 2005; DEMO, 2001; GIL, 2009; LUDKE; ANDRÉ, 1986; MONTEIRO, 1991), através de entrevistas com questionário semi-estruturado. A pesquisa de campo desenvolveu-se junto a 4 (quatro) escolas públicas municipais de Curitiba no sentido de caracterizar os Projetos de Educação para a Paz. Procurou-se verificar quando e como foram desenvolvidos; quem trabalhou; quais foram os materiais utilizados; quais foram as dificuldades enfrentadas; quais foram os resultados positivos/negativos para os alunos das escolas e para a comunidade local/famílias. O que se concluiu é que apesar de serem pouquíssimas escolas municipais que estão desenvolvendo Projetos com a temática "Educação para a Paz", todas obtiveram ganhos significativos, principalmente, quando o trabalho é realizado em conjunto com toda a escola em parceria com a comunidade local/famílias, segundo as entrevistadas. | - |
Descrição: dc.description | Abstract : The research conducted was aimed at characterizing the project on "Education for Peace", developed in Municipal Schools of Curitiba. We conducted a literature review on the topic "Education for Peace" (JARES, 2002; BELTRAME, 2007; GUIMARÃES, 2011; FREIRE, 2014; BRAZIL, 1996, 2013, 2014). The research methodology was developed based on qualitative research(ANDREW, 2005; DEMO, 2001; GIL, 2009; LUDKE; ANDRE, 1986;MONTEIRO, 1991), through interviews with semi-structured questionnaire. The field was developed with four (4) public schools in Curitiba in order to characterize the Education Project for Peace tried to see when and how they were developed; whom he worked; What were the materials used; What were the difficulties faced; What were the positive / negative outcomes for students of schools and the local / community families. What we found is that although they are very few public schools that are developing projects with the theme "Education for Peace", all achieved significant gains, especially when work is performed in conjunction with the whole school in partnership with local community / families, according to the interviewees. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura de Paz | - |
Título: dc.title | A educação para a paz nas escolas públicas municipais de ensino fundamental de Curitiba | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: