A influência do espaço na produção de desigualdades educacionais na cidade de Curitiba

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBruel, Ana Lorena de Oliveira, 1974--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorArgolo, Paula Cristina Baptista de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:36:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:36:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/81129-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81129-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Ana Lorena Bruel-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 39-41-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho monográfico analisa as escolas da rede municipal de ensino de Curitiba de ensino fundamental e os resultados da Prova Brasil 2011, analisando resultados e o impacto da questão territorial nas diferenças e, de forma mais geral, na produção de desigualdades educacionais. Como referencial teórico o trabalho utilizou as pesquisas elaboradas por Oliveira eBonamino (2010) acerca das desigualdades educacionais. Dubet (2003; 2004) auxilia na compreensão do papel da meritocracia e sua relação com as desigualdades educacionais. Ribeiro e Koslinksi (2008; 2010) apontam e esclarecem os impactos do fator territorial nas desigualdades de oportunidades educacionais de forma geral no contexto das metrópoles, Firkowski e Moura (2009) são referenciais importantes sobre o sistema de metropolização de Curitiba. Bruel, Assunção, Baliski e Tavares (2014) apresentam-se como o principal referencial para análise dos dados da Prova Brasil (2011) nas escolas da rede municipal de Curitiba, estabelecendo a comparação entre a proficiência média das escolas na avaliação externa e a distância a que situam dos aglomerados subnormais (AGSN). A análise de dados foi construída de forma a contribuir para uma reflexão sobre a produção de desigualdades educacionais na cidade de Curitiba, as implicações da questão socioespacial neste processo, levando em conta a ocupação do espaço urbano, a existência de aglomerados subnormais e análise dos aspectos educacionais destas áreas. Foram utilizados dados disponibilizados pelo IBGE (2010) e Prova Brasil (2011) para a construção de uma caracterização da oferta educacional utilizando recursos da estatística descritiva. Os resultados indicam a existência de desigualdade de oportunidades educacionais, sendo que foram observadas diferenças de desempenho e de outras características das escolas que se situam em contextos de proximidade ou maior distância em relação aos aglomerados subnormais. O estudo, com caráter exploratório, demonstra a necessidade de continuidade de análises das desigualdades educacionais no município.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental - Currículos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado-
Título: dc.titleA influência do espaço na produção de desigualdades educacionais na cidade de Curitiba-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.