Outros sujeitos para a mesma escola : análise do programa ensino médio inovador (proEMI) a partir da visão dos alunos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Monica Ribeiro da, 1960--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorStoski, Patricia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:14:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:14:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/81126-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81126-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Dra Monica Ribeiro da Silva-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 49-52-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho buscou identificar os sentidos que as juventudes têm atribuído à experiência escolar e às mudanças ocorridas a partir da implantação do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI). Busca dialogar com os jovens sobre a sua participação efetiva nas atividades escolares e de que forma o ProEMI tem contribuído para sua formação escolar. Para isto foi realizada uma pesquisa em trêsetapas: a primeira consistiu na busca de referenciais teóricos que discutissem a temática do Ensino Médio e as relações das juventudes com a escola; em um segundo momento, foi realizada uma análise documental do ProEMI a partir de seus Documentos Orientadores (2009a, 2009b, 2011 e 2013) com o intuito de verificar as proposições do Programa e sua aplicabilidade nas instituições escolares, suas proposições, bem como a concordância com a Legislação vigente; a terceira etapa apresenta o processo de coleta de dados em que oito estudantes do Ensino Médiode uma escola de Curitiba foram submetidos a entrevistas e aplicação de questionário. Estes estudantes participaram das atividades do Programa em anos distintos no período entre 2012 e 2014. A partir da análise das entrevistas foi possível elencar três fatores aos quais o ProEMI pode ter contribuído com a formação dos jovens que participaram das Oficinas: o fato de serem atividades optativas; o interesse pelo assunto e a oportunidade de aprendizagem/conhecimento.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio - Currículos-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem - Estudo e ensino (Ensino médio)-
Título: dc.titleOutros sujeitos para a mesma escola : análise do programa ensino médio inovador (proEMI) a partir da visão dos alunos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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