Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Camas, Núria Pons Vilardell, 1960- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Paula, Mariana Parmigiani de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:48:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:48:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/81125 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81125 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Nuria Pons Vilardell Camas | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 53-58 | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Na sociedade contemporânea o uso das tecnologias faz parte das ações cotidianas de uma grande parte da população, no entanto o uso dessas ferramentas com recursos educativos em sala de aula ainda encontram uma série de restrições. O presente trabalho tem por objetivo realizar um estudo bibliográfico a partir de textos, artigos e dissertações disponíveis na internet sobre a formação dos futuros pedagogos para as competências no uso das TIC. Para a implementação de tecnologias educacionais como recursos educativos de forma a auxiliar nas aprendizagens significativa, Parada (2013) e Felizardo e Costa (2012) destacam a importância da formação dos futuros docentes na área. Deste modo, é fundamental analisar o histórico do curso e agrade curricular de algumas universidades brasileiras analisando o espaço ocupado pelas TIC, compreendendo que com as mudanças na sociedade são exigidas novas competências (Perrenoud, 1999) destes profissionais. No entanto, observou-se uma lacuna na produção acadêmica acerca deste tema, pois os estudos atentam-se a formação de professores e não especificamente ao curso de pedagogia. | - |
Descrição: dc.description | Abstract : In modern society, the use of technology is part of the daily actions for most of the population. However, the use of such tools with educational resources in class still finds many restrictions. This work aims to realize a bibliographic study from texts, articles and dissertations available on the internet regarding the necessary formation of future pedagogues for the competencies in the use of Information and Communication Technologies (ICT’s). For the implementation of educational technologies as educative resources in order to improve learning capabilities, Parada (2013) and Felizardo and Costa (2012) highlights the importance of the formation of future instructors. Thus, it’s essential to analyze the insertion of ICT’s in the curriculum of the Brazilian universities, given that society changes require new competencies from such professionals (Perrenoud, 1999). However, an absence of academic productions about this theme was observed, because such studies focus on the formation of teachers instead of the pedagogy course. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação - Tecnologia da informação | - |
Título: dc.title | A formação dos futuros pedagogos para as competências em tecnologias de informação e comunicação (TIC) | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: