
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Loos-Sant'Ana, Helga, 1967- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Thalita Gomes da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:43:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:43:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/81113 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81113 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof.a Dra Helga Loos-Sant'Ana | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 41-43 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Com a compreensão da importância da emoção no desenvolvimento humano e nas relações com os processos cognitivos, esse trabalho olha especificamente para as estratégias de coping (enfrentamento de adversidades). Justifica-se por compreender que as formas como as pessoas lidam com as mais diversas situações influenciam suas relações com o mundo. Diante disso, a educação ganha relevância na medida em que é um dos meios pelos quais o ser humano se instrumentaliza para a vida em sociedade e, portanto, a mesma deveria ampliar suas preocupações abrangendo os aspectos afetivo-emocionais do desenvolvimento e como estes afetam as ações dos indivíduos. Para tanto, foram buscadas algumas referências bibliográficas correlacionadas ao tema e realizada uma pesquisa empírica tendo como foco as estratégias de coping comumente utilizadas por crianças do Ensino Fundamental. A análise dos dados demonstrou que, em grande parte, existe aproximação com a literatura estudada, como fatores correlacionados a idade, hierarquia e socialização. No entanto, observa-se a necessidade de maior aprofundamento no que se refere ao envolvimento das emoções na escolha das estratégias de enfrentamento. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : Having the comprehension of the importance of the emotion in the human development and its relations with the cognitive process, this work focuses specifically on the coping strategies (coping with adversity). This is justified by the understanding that the way people deal with the most varied situations, influence their relations with the world. On this, the education gains relevance, as it is one of the means that provides the tools for the human being to live in society. Therefore, education should broaden its scope by embracing affective-emotional aspects and the way these affect people’s attitudes. To do so, some related to the subject references were searched and, also, there was made an empirical research focusing on the common use of coping strategies on elementary and middle school children. The data analysis has shown that, in most of it, there is approximation on the studied material when compared to factors such as age, hierarchy and socialization. However, it is observed the need of a further deepening on the studies, when it comes to the emotions involvement on the choice of the coping strategies. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociologia educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cognição | - |
| Título: dc.title | Afetividade, coping e educação | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: