
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Urban, Ana Claudia, 1967- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.creator | Machado, Karina Pereira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:12:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:12:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/81111 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81111 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Profa Dr. Ana Claudia Urban | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 47-48 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho monográfico diz respeito às práticas educativas em museus. O seu objeto de investigação são as Ações Educativas do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (MAE-UFPR), mais especificamente a Sala Didático-Expositiva, que se localiza no Prédio Histórico da Universidade em Curitiba, e atende visitantes e instituições de ensino. Para tal, os objetivos partem da observação sobre as práticas educativas, seus materiais e atividades lúdico-pedagógicas existentes. Para a análise destas práticas, foram realizadas pesquisas bibliográficas, sendo utilizados textos, artigos científicos e teses, de autores como Cynthia Iszlaji, Martha Marandino, Natalalia Leporo, Guaracira Gouvêa, que apontam para reflexões sobre as temáticas em questão. A pesquisa de campo, na Sala Didático-Expositiva, teve o intuito de verificar os materiais e objetos existentes, pesquisar documentos, as fichas de avaliação e o livro de visita, conjuntamente com o levantamento de dados por meio de entrevistas, com os bolsistas e com a coordenadora do setor. Finalizando com a observação de cinco escolas municipais durante o mês de Agosto, observações estas que se realizaram por meio de acompanhamento das visitas guiadas e das oficinas realizadas pelos monitores, com o intuito de verificar as existência das práticas e suas colaborações para a ampliação dos conhecimentos dos visitantes (alunos). Diante das pesquisas bibliográficas e de campo, o trabalho revela a importância da implantação de ações educativas e propostas pedagógicas que aproximam os objetos e conhecimentos do museu para o cotidiano do visitante e na formação dos estudantes. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : This monograph talks about of the educational practice in museums. The object of investigation are the Educational Activities of the Museum of Archaeology and Ethnology of the University Federal of Paraná (MAE-UFPR), more specifically, Expository Teaching Room, located in Building History of the University in Curitiba, and meet visitors and educational institutions. For this,the objectives depart observation about educational practices and materials and existing playful activities. For analyzing these practices, literature searches, texts, scientific papers, authors like Cynthia Iszlaji, Martha Marandino, Natalalia Leporo, Guaracira Gouvea, pointing to reflections on the issues in question. The field research, in Expository Teaching Room, aimed to verify the existing materials and objects, research documents, evaluation sheets and guestbook, together with the collection of data through interviews with trainees and with the coordinator of the sector. Ending with the observation of five municipal schools during the month of August, that these observations were conducted by monitoring the guided tours and workshops conducted by the monitor, in order to verify the existence of the practices and their contributions to the expansion of knowledge visitors (students). Faced with literature searches and field work reveals the importance of deploying educational and pedagogical proposals that bring the objects and knowledge of the museum for the everyday visitor and training of students. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Museus e escolas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Museus - Paraná | - |
| Título: dc.title | Práticas educativas em museus : MAE- museu de arqueologia e etnologia da UFPR | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: