
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Valéria Milena Röhrich, 1969- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.contributor | Cruz, Magna Mattos | - |
| Autor(es): dc.creator | Souza, Gisele Ferreira de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:47:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:47:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/81108 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81108 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dra.Valéria Milena Röhrich Ferreira | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 53-55 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este estudo tem como temática a rede de relações entre uma instituição pública escolar e a política local, representada por uma família histórica da cidade de Curitiba. O local da pesquisa foi a Escola Municipal Pedro Vêneto e a comunidade de seu entorno, localizada no bairro Cravo. O objetivo da pesquisa foi identificar como foram construídas redes de relações entre os sujeitos da instituição pública escolar e membros da família Vêneto. Para isso, como metodologia, utilizamos Norbert Elias a partir dos conceitos de configurações sociais, redes de interdependências e relações de poder, o que permitiu buscar nas estruturas sociais e históricas desenvolvidas entre instituições e sujeitos, uma rede de forças e ações. A pesquisa foi qualitativa a partir de análise de documentos históricos e escolares. As entrevistas foram semi-estruturadas entre os sujeitos pertinentes a pesquisa. Considera-se que a Escola Municipal Pedro Vêneto em sua trajetória histórica e escolar no bairro Cravo mostrou-se relacionada a um contexto de projeto de política de educação do Estado e de um projeto de política local representada pela família Vêneto. Foi observada uma subculturada escola estudada, de práticas políticas do tipo clientelistas que se consolidaram ao longo do tempo. Atualmente se encontram resquícios destas práticas com políticos locais. A escola é espaço pelo qual perpassam instituições sociais, ONGs, empresas privadas e sujeitos locais. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : This study presents as subject a network of relations between a scholar public institution and a local school politics, represented by a traditional family of the city of Curitiba. The research site was the Vêneto Pedro Municipal School and its surrounding community, located in Cravo community. The research objective was to identify how networks of relationships between this the public institution subjects and members of Vêneto family were built. For methodology purposes, we relied on Norbert Elias concepts of social settings, networks of interdependence and power relations. These concepts conduct the research towards the investigation of the social and historical structures developed between institutions and individuals, thus a network of forces and actions. The qualitative research was based on an analysis of historical documents of the school and semi-structured interviews with relevant subjects for the research. In conclusion, we have found that Municipal School Pedro Vêneto, along with its historical and educational trajectory at Cravo community, was related to a project context of an education policy leaded by the State, and was also part of a local policy draft represented by Vêneto family. We observed a subculture within the school practices characterized as patronage type. We found that culture have been consolidated over time. Currently they are remnants of these practices with the local politicians activity. The school represents a space where political forces and actions take place, and where underlies social institutions, NGOs, private companies and local individuals. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado - Paraná | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - História - Curitiba (PR) | - |
| Título: dc.title | Redes de interdependências entre uma instituição pública escolar e a política local : as ações visíves e invisíveis | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: