
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Moro, Catarina de Souza, 1966- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.creator | Oss, Giovana Fraron | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:59:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:59:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/81097 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81097 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Profa Dra Catarina Moro | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 52-55 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A partir do reconhecimento da criança pequena enquanto ator social, faz-se necessário (re)pensar a práxis do trabalho nas instituições de Educação Infantil tendo em vista o rompimento de visões adultocêntricas, verticais e que entendem a criança como alguém que "virá a ser". Sendo assim, fez-se um estudo bibliográfico propondo a articulação entre os conceitos de "construção da autonomia", "movimento/linguagem" e "sentimento de segurança", entendendo-os enquanto meios de buscar o respeito à participação da criança pequena enquanto ator social. Para tanto, foram exploradas algumas obras de diferentes campos do conhecimento, especialmente a obra de Corsaro (2011), Koerich (2012), Garanhani (2005) e Falk (2011) e outros autores que contribuíram com as questões pesquisadas. Entendeu-se, a partir da pesquisa, tais eixos enquanto complementares e indissociáveis à uma Educação Infantil que de fato supere o assistencialismo e que permita às crianças agirem enquanto atores sociais capazes de (re)construir e (re)significar o mundo social, as culturas e as relações estabelecidas historicamente. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças - Aspectos psicológicos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crianças - Desenvolvimento | - |
| Título: dc.title | A criança pequena enquanto ator social : um olhar sobre a autonomia, o movimento e o sentimento de segurança na educação infantil | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: