A criança pequena enquanto ator social : um olhar sobre a autonomia, o movimento e o sentimento de segurança na educação infantil

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Autor(es): dc.contributorMoro, Catarina de Souza, 1966--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorOss, Giovana Fraron-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:59:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:59:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/81097-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81097-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa Dra Catarina Moro-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 52-55-
Descrição: dc.descriptionResumo : A partir do reconhecimento da criança pequena enquanto ator social, faz-se necessário (re)pensar a práxis do trabalho nas instituições de Educação Infantil tendo em vista o rompimento de visões adultocêntricas, verticais e que entendem a criança como alguém que "virá a ser". Sendo assim, fez-se um estudo bibliográfico propondo a articulação entre os conceitos de "construção da autonomia", "movimento/linguagem" e "sentimento de segurança", entendendo-os enquanto meios de buscar o respeito à participação da criança pequena enquanto ator social. Para tanto, foram exploradas algumas obras de diferentes campos do conhecimento, especialmente a obra de Corsaro (2011), Koerich (2012), Garanhani (2005) e Falk (2011) e outros autores que contribuíram com as questões pesquisadas. Entendeu-se, a partir da pesquisa, tais eixos enquanto complementares e indissociáveis à uma Educação Infantil que de fato supere o assistencialismo e que permita às crianças agirem enquanto atores sociais capazes de (re)construir e (re)significar o mundo social, as culturas e as relações estabelecidas historicamente.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de crianças - Aspectos psicológicos-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças - Desenvolvimento-
Título: dc.titleA criança pequena enquanto ator social : um olhar sobre a autonomia, o movimento e o sentimento de segurança na educação infantil-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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