
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Monica Ribeiro da, 1960- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.contributor | Dias, Rafaela Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Vieira, Fernanda Zanetti Baena | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:55:15Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:55:15Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/81096 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81096 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dra. Mônica Ribeiro da Silva | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 42 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho vem nos situar diante da atual posição da mulher no mundo do trabalho, das dificuldades em relação ao gênero e ao preconceito que cerca toda a formação profissional. Estruturamos uma discussão sobre os principais pontos em torno da feminilização e masculinização de funções, assim como a importância da formação continuada para que os docentes possam debater com seus alunos a respeito do gênero e quebrar com a reprodução de valores evidentes no cotidiano. Em relação à pesquisa empírica, os sujeitos de pesquisa são mulheres que participam do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), e que se viram diante da oportunidade de cursarem uma área predominantemente masculina. Nos interessa compreender quais as dificuldades e preconceitos encontrados e como lidaram com cada barreira. O estudo permite afirmar que a mulher, como minoria e ser reprimido, busca seu espaço e a confirmação de que é capaz de realizar funções designadas aos homens. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : This work is about the current position of women in the workplace, the difficulties in relation to gender and prejudice surrounding the whole professional training. We structure a discussion of the major points around the feminization and masculinization of functions. As well as the importance of continuing education to enable teachers to discuss gender with their students and to break with thereproduction of values evident in everyday life. Regarding the empirical research the subjects are women training part in the National Programme of the acess to thecnicol education and job (PRONATEC), who got the opportunity to study in male dominated area we are interested in understanding, what are the difficulties and prejudices encountered and how they dealt with each barrier. The study allows to affirm that the woman, as minory and repressed bring, is seeting its place and the confirmation that she is capable of performing function assigned to men. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Identidade de gênero na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gênero - Mulheres - Condições sociais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Discriminação de sexo contra as mulheres | - |
| Título: dc.title | O que vocês fazem aqui? : gênero e qualificação profissional em cursos do PRONATEC | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: