Do mato ao prato : a horta escolar como espaço educativo alternativo no ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBica, Gabriela Schenato, 1978--
Autor(es): dc.contributorLopes, Paulo Rogério, 1983--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação-
Autor(es): dc.creatorBacci, Mariama Brod-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:39:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:39:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-02-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/81051-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81051-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Gabriela Schenato Bica-
Descrição: dc.descriptionCoorientador: Paulo Rogério Lopes-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O Projeto apresentado neste Memorial se refere ao trabalho desenvolvido na Escola Estadual Básica Padre Vicente Ferreira Cordeiro, localizada na Praia da Pinheira, Palhoça – SC, vinculado á Especialização em Alternativas para Uma Nova educação - ANE. As ações foram realizadas entre março e dezembro de 2019, tendo como enfoque central a horta escolar enquanto espaço educativo alternativo no ensino fundamental. Os encontros aconteceram semanalmente com duas turmas do 4º ano do ensino fundamental (cerca de 50 estudantes) e pontualmente com turmas do 6º e do 1º ano. As atividades realizadas envolveram o trabalho de manutenção da Horta (plantio, colheita, limpeza, rega, poda), compostagem dos resíduos orgânicos da escola, atividades de observação e identificação das plantas, ilustração científica, elaboração de textos, apresentação teatral, realização de feirinhas de produtos da horta escolar, levantamento da biodiversidade da horta, entre outras. Como resultados deste projeto pode-se destacar o crescente envolvimento e interesse pelas atividades que envolvem a horta, tanto dos estudantes, quando dos educadores, a valorização da produção orgânica de alimentos, o carinho que desenvolveram pelas plantas, ao vê-las crescer, o cuidado com o espaço horta escola. No entanto, sabemos que nos processos que envolvem educação os resultados são subjetivos e nem sempre são mensuráveis quantitativamente, mas podem se manifestar em diferentes etapas do desenvolvimento humano.-
Formato: dc.format1 recurso online (32 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectHortaliças - Cultivo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental - Santa Catarina-
Palavras-chave: dc.subjectAlimentação saudável-
Palavras-chave: dc.subjectCiências (Ensino Fundamental) - Estudo e ensino-
Título: dc.titleDo mato ao prato : a horta escolar como espaço educativo alternativo no ensino fundamental-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.