Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cavallet, Valdo Jose, 1954- | - |
Autor(es): dc.contributor | Brizolla, Franceli, 1975- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Cordeiro, Simone | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:30:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:30:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/81039 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81039 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Valdo José Cavallet | - |
Descrição: dc.description | Coorientadora: Francéli Brizolla | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente memorial expõe as ações significativas vivenciadas durante a caminhada coletiva na Especialização em Alternativas para uma Nova Educação da qual resulta o Projeto: Vivências Alternativas na Educação para a ressignificação do olhar de uma (nova) educadora. As vivências foram realizadas em comunidades de aprendizagens experienciadas em Palhoça - SC, Heliópolis Bairro Educador em São Paulo SP, IV Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação/CONANE Brasília DF e Escola Indígena Pindoty na Ilha da Cootinga Baía de Paranaguá - PR, durante o período de Dezembro do ano de 2018 a Novembro de 2019. A decisão de ingressar em ANE, surgiu da necessidade de um novo olhar que mediasse a construção do desafio a frente da experiência de algo transformador que contribuísse com a ressignificação da comunidade escolar para a qual havia entrado recentemente, disposição aguçada após assistir a Conferência Regional CONANE Caiçara, ocorrida na Sede da UFPr Litoral no ano de 2018. As crescentes manifestações que precisamos parar de perpetuar uma educação que não atende mais as angústias e desejos dos nossos educandos, exigem esforço de rompermos paradigmas que nos constituem fortemente e abrirmos novas possibilidades de "espaços vazios", sem os quais não há possibilidade de mudança. Para este rompimento e construção de um novo caminho não há fórmula, receita, método ou manual a ser seguido solitariamente, demanda de esforço coletivo entre eu e o outro no mesmo espaço de trocas onde ninguém precisa se anular para que o outro tenha ascensão. Autonomia, Responsabilidade e Solidariedade são os pilares condutores de todas as ações de pensar, sentir e agir dentro dos princípios de Interculturalidade, Interexperencialidade, Interdisciplinaridade, Intergeracionalidade, Interinstitucionalidade e Interterritorialidade. Este memorial visa compartilhar o experiencial, como mediador do fazer docente, componente necessário para formação humana e profissional do educador. Verifica-se na idealização dos espaços educadores vivenciados, a resiliência das comunidades como protagonistas de todo processo transformador. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online (64 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidades - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educaçao indigena | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental - Santa Catarina | - |
Título: dc.title | Vivências alternativas na educação para a ressignificação do olhar de uma (nova) educadora | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: