Vivências alternativas na educação para a ressignificação do olhar de uma (nova) educadora

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCavallet, Valdo Jose, 1954--
Autor(es): dc.contributorBrizolla, Franceli, 1975--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação-
Autor(es): dc.creatorCordeiro, Simone-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:30:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:30:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-01-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-01-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/81039-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81039-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Valdo José Cavallet-
Descrição: dc.descriptionCoorientadora: Francéli Brizolla-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente memorial expõe as ações significativas vivenciadas durante a caminhada coletiva na Especialização em Alternativas para uma Nova Educação da qual resulta o Projeto: Vivências Alternativas na Educação para a ressignificação do olhar de uma (nova) educadora. As vivências foram realizadas em comunidades de aprendizagens experienciadas em Palhoça - SC, Heliópolis Bairro Educador em São Paulo SP, IV Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação/CONANE Brasília DF e Escola Indígena Pindoty na Ilha da Cootinga Baía de Paranaguá - PR, durante o período de Dezembro do ano de 2018 a Novembro de 2019. A decisão de ingressar em ANE, surgiu da necessidade de um novo olhar que mediasse a construção do desafio a frente da experiência de algo transformador que contribuísse com a ressignificação da comunidade escolar para a qual havia entrado recentemente, disposição aguçada após assistir a Conferência Regional CONANE Caiçara, ocorrida na Sede da UFPr Litoral no ano de 2018. As crescentes manifestações que precisamos parar de perpetuar uma educação que não atende mais as angústias e desejos dos nossos educandos, exigem esforço de rompermos paradigmas que nos constituem fortemente e abrirmos novas possibilidades de "espaços vazios", sem os quais não há possibilidade de mudança. Para este rompimento e construção de um novo caminho não há fórmula, receita, método ou manual a ser seguido solitariamente, demanda de esforço coletivo entre eu e o outro no mesmo espaço de trocas onde ninguém precisa se anular para que o outro tenha ascensão. Autonomia, Responsabilidade e Solidariedade são os pilares condutores de todas as ações de pensar, sentir e agir dentro dos princípios de Interculturalidade, Interexperencialidade, Interdisciplinaridade, Intergeracionalidade, Interinstitucionalidade e Interterritorialidade. Este memorial visa compartilhar o experiencial, como mediador do fazer docente, componente necessário para formação humana e profissional do educador. Verifica-se na idealização dos espaços educadores vivenciados, a resiliência das comunidades como protagonistas de todo processo transformador.-
Formato: dc.format1 recurso online (64 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectComunidades - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducaçao indigena-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental - Santa Catarina-
Título: dc.titleVivências alternativas na educação para a ressignificação do olhar de uma (nova) educadora-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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