Calculando nos jogos de recreação e lazer

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBrizolla, Franceli, 1975--
Autor(es): dc.contributorStephan, Samyra de Lourdes-
Autor(es): dc.contributorAlberton, Josililian-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Luciana da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:31:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:31:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-31-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-31-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/81013-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81013-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Francéli Brizolla-
Descrição: dc.descriptionCoorientadoras: Samyra Lourdes Stephan e Josililian Alberton-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Na Educação Física e nos Jogos de Recreação e Lazer existem variações de Atividades podendo ser utilizadas como ferramentas transformadoras na qualidade de vida dos seus praticantes. A Organização Mundial Saúde (OMS) aponta os benefícios à saúde física e psíquica dos indivíduos colaborando nas transformações positivas do convívio familiar e social. Neste trabalho, desenvolvido no curso Pós-Graduação Alternativa Nova Educação – ANE apresento em caráter experimental, um projeto que considera possível utilizar o lúdico presente nas atividades de Educação Física como ferramenta recreativa de aprendizagem Interdisciplinar interadas a deduções simples da Matemática. A prática da recreação lúdica nas atividades; poderão ser vistas como estratégia pedagógica diante a antipatia do aprendizado de sua cultura. Participaram neste trabalho um grupo de aproximadamente 10 a 15 meninos e meninas com idade de 5 a 14 anos, entre os meses de Agosto a Novembro no ano de 2019. Foram alguns dias durante a semana e preferencialmente aos sábados, dias que são freqüentados pelo grupo; na Associação de Moradores Vila Nova – Matinhos/PR local da prática e também onde a comunidade do bairro se reúne para a participação de várias atividades interativas culturais e eventos. Devido agenda de atividades da Associação, a definição em afirmar a quantidade de sábados e outros dias de prática do projeto tornou-se imprecisa. Assim, o trabalho baseou-se numa abordagem qualitativa e procedimentos no modo participante, onde Tumelero (2019) afirma que o resultado da pesquisa participante depende do envolvimento e identificação do pesquisador. No processo, esperou-se que as deduções matemáticas utilizadas; conquistasse um olhar com menos aversão ao seu conteúdo com a atividade lúdica recreativa da Educação Física. Observou-se que esse objetivo específico foi alcançado na maioria dos participantes e assim tendo um resultado satisfatório no seu desenvolvimento. De modo geral, a Interdisciplinaridade e o brincar foram o método pedagógico importante para a realização do projeto. De acordo a sua organização, o trabalho é apresentado em tópicos e sub-tópicos; divididos nos assuntos com os títulos que os compõe, começando com Introdução, em seguida, sobre minha trajetória de vida em Um pouco sobre minha andança até a ANE; Conhecendo e Vivenciando a ANE; Revisão de Literatura; sobre o tema Calculando nos Jogos de Recreação e Lazer e no final as Considerações Finais e as Referências. Como apoio metodológico utilizou-se pesquisas e estudos de autores relacionados ao tema do trabalho como DANTE (1999); LIBÂNEO (1994); FREIRE (1996) e outros-
Formato: dc.format1 recurso online (26 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectLudico na escola-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)-
Palavras-chave: dc.subjectEducaçao física (Ensino fundamental)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Experiências-
Título: dc.titleCalculando nos jogos de recreação e lazer-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.