
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Akel Sobrinho, Zaki, 1957- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Baptista, Paulo de Paula | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração | - |
| Autor(es): dc.creator | Fiedler, Ligia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:46:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:46:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/81006 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81006 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Dr. Zaki Akel Sobrinho | - |
| Descrição: dc.description | Co-Orientador: Prof. Dr. Paulo de Paula Baptista | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 29/04/2011 | - |
| Descrição: dc.description | Bibliografia: fls. 122-126 | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração: Estratégia e Organizações | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente estudo tem por objetivo principal analisar a importância da qualidade percebida e da autocongruência com a marca como antecedentes da lealdade dos alunos de duas instituições de ensino superior da cidade de Cascavel-PR. E, mais especificamente, o objetivo é mensurar como os alunos avaliam a qualidade dessas instituições de ensino superior, avaliar a autocongruência com a marca nos alunos das duas IES pesquisadas, mensurar a lealdade dos alunos com relação a elas e comparar o impacto da qualidade percebida e da autocongruência com a marca na lealdade dos alunos para com as instituições abordadas neste estudo. O estudo foi realizado com 458 alunos de duas universidades, uma pública e uma privada, situadas no município de Cascavel – PR, por meio da aplicação de questionário nas dependências das próprias instituições de ensino, durante os meses de outubro e novembro de 2010. O caráter metodológico foi quantitativo e não probabilístico. Os resultados encontrados por meio da pesquisa realizada demonstram que existe certa relação entre os construtos qualidade percebida e autocongruência com a marca e lealdade, porém o que impacta mais na lealdade dos alunos para com a instituição de ensino é a autocongruência que possuem com a marca. Isso demonstra que os alunos da IES pública são mais leais e possuem maior autocongruência com a marca | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The main objective of this study is to analyze the importance of the perceived quality and self-congruity with the brand as antecedents of loyalty of students from high education institutions in the city of Cascavel - PR. And, more specifically, to measure how students from these high education institutions (HEI) appraise their quality, evaluate self-congruity with the brand on students from both of the investigated HEIs, evaluate student loyalty in relation to the HEIs, and compare the impact of the perceived quality and self-congruence with the brand in the loyalty of students to the HEIs addressed in this study. This work was performed on 458 scholars from two universities; a public university and a private university, both in the city of Cascavel. A questionnaire was applied in the premises of the institutions themselves between the months of October and November, 2010. The methodological character was quantitative and non-probabilistic. Results from this research showed that there is a convinced relationship among the constructs perceived quality, self-congruency with the brand, and loyalty. However, what has the most impact on student loyalty to the institution is self-congruency that it has with the brand. This demonstrates that public HEI students are more loyal and possess higher self-congruency with the brand. | - |
| Formato: dc.format | 130f. : il. [algumas color.], grafs., tabs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudantes universitários - Fidelidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comportamento do consumidor | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Universidades e faculdades - Paraná | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Administração | - |
| Título: dc.title | O impacto da qualidade percebida e da autocongruência com a marca na lealdade dos alunos de instituições de ensino superior | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: