Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Meier, Wander Mateus Branco, 1985- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exatas | - |
Autor(es): dc.creator | Zeferino, Helen Natiane de Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:09:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:09:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/80974 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80974 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Wander Mateus Branco Meier | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em Ciências Exatas. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O cálculo mental é uma ferramenta pedagógica que favorece o desenvolvimento do sentido de número, a resolução de problemas, além de contribuir com o desenvolvimento do pensamento criativo. É indicado em documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como uma habilidade que deve ser desenvolvida pelos alunos no Ensino Fundamental. Diante disso, buscamos analisar as possibilidades de utilização do cálculo mental a partir das tarefas matemáticas propostas no livro didático e em aulas de Matemática do 2º ano do Ensino Fundamental. O livro foi selecionado pois faz parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), sendo utilizado nas escolas do município de realização da pesquisa. Foi realizada uma pesquisa de campo, onde foi feita a observação de aulas de Matemática do 2º ano do Ensino Fundamental. Como registro, foram produzidos relatórios das observações. A análise do capítulo do livro didático e dos relatórios das observações foi realizada por meio da Análise de Conteúdo. A análise mostrou que no capítulo Adição do livro didático há diversas possibilidades de abordar o cálculo mental nas tarefas matemáticas. A análise das observações evidenciou que em diversos momentos há possibilidade de desenvolver o cálculo mental em tarefas matemáticas propostas nas aulas, apontou também o papel fundamental do professor no trabalho com o cálculo mental em sala de aula ao propor tarefas que permitam o desenvolvimento de estratégias para o cálculo mental e ao estimular sua utilização em diferentes tarefas matemáticas nas quais se pretende a aprendizagem da Matemática. Esperamos que este trabalho possa contribuir com a Educação Matemática ao identificar as possibilidades de utilização do cálculo mental em tarefas matemáticas e a importância de seu desenvolvimento em aulas de Matemática. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática (Ensino fundamental) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cálculo - Estudo e ensino | - |
Título: dc.title | Estratégias de cálculo mental e o conceito de adição : uma análise do livro didático e da prática docente no segundo ano do ensino fundamental | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: