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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Megg Rayara Gomes de, 1965- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Rosa, Eli Bruno do Prado Rocha | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:55:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:55:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/80952 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80952 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Megg Rayara Gomes de Oliveira | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 26/09/2022 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A presente pesquisa tem como finalidade identificar quais representações (ficcionais e reais) de pessoas LGBTI+ foram acessadas por pessoas LGBTI+ durante o período escolar nos acessos à educação formal (Ensino Fundamental e Médio) e não formal (mídia e literatura), além de observar a diversidade sexual, de gênero e étnico-racial nesses meios. A metodologia utilizada foi a revisão de bibliografia e análise quantitativa-descritiva, de caráter qualitativo, dos dados obtidos em formulário eletrônico (Google Forms) direcionado a participantes LGBTI+, maiores de 18 anos e brasileiros, tendo como referenciais teóricos básicos autoras da teoria interseccional (Crenshaw) e decolonial (Lugones e Quijano). Na revisão bibliográfica, a partir de 12 artigos selecionados no Portal de Periódicos CAPES e Google Acadêmico, foi possível observar uma escassez de pesquisas em educação que considerassem a continuidade da escola e a mídia - identificada como educação não formal - na produção de uma identidade universalista, cisgênera e heterossexual, exaltando a branquitude. A partir da coleta de dados no formulário, foram observadas quais as principais representações que pessoas LGBTI+ tiveram acesso durante a sua formação e foram feitas reflexões sobre de que maneira tais representações buscam condicionar as identidades a partir da negativação social de corpos que fogem à cisheteronorma. Por fim, as lacunas da pesquisa bem como possíveis desdobramentos futuros foram apontados, com a possibilidade de aprofundamento em uma ou mais seções da coleta de dados de forma qualitativa. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The present research aimed to identify which representations (fictional and real) of queer people were accessed by queer people during the school period in access to formal (elementary and high school) and non-formal education (media and literature), in addition to observing the ethnic-racial diversity in these environments. The methodology used was the literature review and quantitative-descriptive analysis of data obtained in electronic survey (Google Forms), aimed at participants (1) queer, (2) over 18 years of age and (3) brazilians, having as basic theoretical references authors of intersectional (Crenshaw) and decolonial (Lugones e Quijano) theory. In the literature review, from 12 articles selected from the Portal de Periódicos CAPES and Google Scholar, it was possible to observe a lack of research in education that considers the continuity of school and the media - identified as non-formal education - in the production of a universalist, cisgender and heterosexual identity, exalting whiteness. From the data collect in the survey, the main representations that queer people had access to during their elementary and high school were observed and reflections were made on how such these representations conditioning identities from the social negation of bodies that escape the cisheteronorm. Finally, the research gaps as well as possible future developments were pointed out, with the possibility of deepening in one or more sections of data collection in a qualitative way. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Discriminação de sexo na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Identidade de gênero na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pessoas LGBTQ+ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | A educação formal e não-formal na construção de identidades a partir da cisheteronorma e eurocentrismo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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