
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Mariotti, Milton Carlos, 1960- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Sposito, Fabiana Vissoto | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:58:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:58:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/80922 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80922 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Milton Carlos Mariotti | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 20/09/2022 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A educação superior apresenta uma diversidade de desafios ao estudante que interferem no seu desenvolvimento, na sua aprendizagem, na sua qualidade de vida de forma geral. A arte pode ser um mediador, facilitador que contribui para a melhora dessa qualidade de vida na educação. Partiu-se do referencial teórico de Steiner, Goethe e Collot d'Herbois, com o objetivo de compreender como a arte pode promover qualidade de vida na educação superior. A pesquisa foi mista, com delineamento do tipo intervenção. A intervenção ocorreu por meio da realização de oficina com universitários vinculados aos programas da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Paraná. O instrumento quantitativo WHOQOL-bref foi aplicado antes e após a realização de doze encontros da oficina, com os grupos: intervenção e controle. Em cada dia de atividade da oficina foi realizada coleta de dados qualitativos por meio de ficha de registro das percepções e pelas perguntas disparadoras de diálogo no grupo focal. A análise comparou os dados intra e inter grupos, integrando os resultados qualitativos e quantitativos, o que revelou a contribuição da arte de modo signitivamente estatístico em três domínios específicos da qualidade de vida e qualitativamente relevante em todos os domínios. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: Higher education presents different challenges to the student, which interfere with their development, their learning, and their quality of life in general. Art can be a mediator, a facilitator to improve quality of life in education. It started with a theoretical framework that included contributions of Steiner, Goethe, and Collot d'Herbois to understand how art can promote quality of life in higher education. The research was mixed, with an intervention design. The intervention occurred during workshops with university students linked to the Dean of Student Affairs programs at the Federal University of Paraná. The WHOQOL-Bref instrument was applied to both groups before and after the completion of twelve workshop. On each day of the workshop activity, data collection was carried out through a registration form of perceptions by all participants in the intervention group and by the researcher, as well as the realization of the focus group. The analysis compared intra- and inter-group data, integrating qualitative and quantitative results, which revealed the contribution of art in a statistically significant way in specific domains of quality of life. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudantes universitarios | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte e educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Educação superior e qualidade de vida : intervenção pela arte e expressão através das cores | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: