Efeitos da prática da educação física escolar na aptidão aeróbia de crianças de 9 a 11 anos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDellagrana, Rodolfo André-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício-
Autor(es): dc.creatorKreuger, Sarah Berrios-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:43:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:43:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-03-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-03-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/80898-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80898-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Ms. Rodolfo André Dellagrana-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: o presente estudo teve como objetivo verificar os efeitos da pratica da Educaçao Fisica Escolar orientada para melhora da aptidao aer6bia em crianças de 9 a 11 anos, matriculadas em um colégio da rede particular localizado na cidade de Brusque - Santa Catarina. A amostra foi composta por 30 estudantes, dos quais 15 eram do sexo masculino e 15 do sexo feminino. Foram mensuradas as variaveis de massa corporal através de uma balança digitai de marca Plenna, e estatura através de uma fita métrica de marca Hoechstmass. Para o consumo maximo de oxigenio (V02max) foi utilizado o teste cardiorrespirat6rio de Léger. Para a analise de dados, inicialmente, foi realizado o teste de Shapiro-Wilk para verificar a normalidade dos dados, o teste t para amostras independentes e pareado, com intuito de verificar as diferenças entre os sexos e os tratamentos, respectivamente. Foi adotado nivei de significancia de 5%. Os resultados evidenciaram que nao foram observadas diferenças significativas entre meninos e meninas, nas variaveis antropométricas e de aptidao aer6bia analisadas. Ap6s os tres meses de aulas de Educaçao Fisica Escolar, melhoras significativas na aptidao aerobia foram observadas nos indivlduos do sexo masculino e feminino. Em conclusao, as aulas de Educaçao Fisica sao de fundamental importancia para melhorar as condiçoes de saude dos alunos, e principalmente a aptidao aerobia.-
Formato: dc.format38 f : il., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationTambém disponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física para crianças-
Palavras-chave: dc.subjectAptidão fisica em crianças-
Título: dc.titleEfeitos da prática da educação física escolar na aptidão aeróbia de crianças de 9 a 11 anos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.