
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bozza, Rodrigo, 1977- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício | - |
| Autor(es): dc.creator | Maziero, Renato Silva Barbosa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:37:30Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:37:30Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/80895 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80895 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Professor Ms. Rodrigo Bozza | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente estudo te ve como principal objetivo avaliar os fndices de aptidão ffsica relacionada à saude. A amostra foi constitufda de 310 estudantes do sexo masculino e 288 estudantes do sexo feminino, foram avaliados alunos pertencentes a duas Escolas Estaduais de Curitiba-PR, na faixa etaria compreendida entre 10 e 16 anos. As escolas foram selecionadas por acessibilidade, considerando autorizaçao dos responsaveis mediante termo de consentimento livre e esclarecido, dentre estas as que possufam maior numero de alunos matriculados. As variaveis analisadas foram: resistencia aeróbia, potencia de membros inferiores, flexibilidade, resistencia abdominal, massa corporal e estatura que permitiu o calculo do IMC (Indice de massa corporal). Para as analises descritivas dos dados utilizou-se o programa estatfstico SPSS 18.0. Através da analise dos resultados, foi observado que a aptidao cardiorrespirat6ria nos meninos decresceu na faixa etaria de 13 a 14 anos em relaçao à de 10 a 12 anos crescendo na faixa etaria de 15 a 16 anos. As meninas apesar de alcançarem porcentagens diferentes se comportaram semelhante aos meninos em relaçao ao decréscimo nas faixas etarias e posterior aumento na faixa etaria de 15 a 16 anos. Na avaliaçao da resistencia abdominal nos meninos os resultados se mantiveram constantes com o avanço na idade, porém nas meninas houve um declfnio até os 13 anos e aumento significativo a partir dos 15 anos. Na analise da flexibilidade os resultados demonstraram que o desenvolvimento da flexibilidade nas faixas etarias nos meninos parece acontecer de forma decrescente, ou seja, uma diminuiçao na porcentagem até os 13 anos e um aumento até os 16 anos. Nas meninas os valores encontrados sao crescentes com o avançar da idade. Analisando a potencia de membros inferiores, os resultados dos testes em meninos decresceram dos 10 a 14 anos e a partir de 15 anos apresentaram pequeno aumento no fndice excelente, os resultados nas meninas se mostraram crescentes nos nfveis excelentes. Na analise do IMC 56,4% dos meninos nas faixas etarias de 10 a 12 e 13 a 14 anos apresentaram valores dentro da normalidade e na faixa etaria de 15 a 16 anos houve um decréscimo neste indice, nas meninas na faixa etaria de 13 a 14 anos houve um decréscimo em relaçao à faixa etaria de 10 a 12 anos no sobrepeso porém de 15 a 16 anos houve um aumento significativo. Em conclusao, foi encontrado um quadro preocupante, pois o numero significante de alunos com classificaçao fraca em todas as variaveis analisadas nos leva a crer que as escolas devam desenvolver programas voltados à melhoria da aptidao ffsica, promover aos alunos além de atividade ffsica coerente com as necessidades de manutençao da saude e também proporcionar aos mesmos possibilidades de informaç6es nutricionais de como manter habitos mais saudaveis Portanto, a presente pesquisa foi de grande importancia para demonstrar os nfveis de aptidao fisica nas escolas publicas de Curitiba-PR. | - |
| Formato: dc.format | 37 f : il. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aptidão fisica - Testes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aptidão fisica em crianças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aptidão fisica em adolescentes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Saúde escolar | - |
| Título: dc.title | Avaliação da aptidão física relacionada à saúde em escolares de 10 a 16 anos em ambos os sexos | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: