Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pauli, Dayane Rocha de, 1984- | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Anna Elisa Vigiano | - |
Autor(es): dc.contributor | Fukuda, Caroline Aimi Ueda | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Flávia Bührer dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Catucci, Isabelle | - |
Autor(es): dc.contributor | Machado, Jenifer Neliane | - |
Autor(es): dc.contributor | D'amico, Maria Angélica Simões | - |
Autor(es): dc.contributor | Schneider, Pedro Ottmar Benitez | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Talisamara da Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:41:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:41:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/80826 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80826 | - |
Descrição: dc.description | "Caderno elaborado pela equipe do Projeto de Extensão Espaços em Comum: práticas artísticas em cerâmica, do curso de Artes Visuais, Universidade Federal do Paraná, de julho a novembro de 2022". | - |
Descrição: dc.description | Autores: Anna Elisa Vigiano Lima, Caroline Fukuda, Dayane Rocha de Pauli, Flávia Bührer, Isabelle Catucci, Jenifer Neilane Machado, Maria Angélica D'amico, Talisamara Souza | - |
Descrição: dc.description | Inclui glossário p. 77 | - |
Descrição: dc.description | Tendo como foco o ensino e a prática da cerâmica artística, em um espaço de ateliê coletivo, estes encontros permitiram-nos repensar os modos de fazer e de interpretar as ações. A decisão conjunta do grupo de realizar um caderno de proposições surge da conscientização da importância do fazer, tão presente na aprendizagem do ofício técnico da cerâmica. Do mesmo modo, nasce do cruzamento de assuntos cotidianos, que ocorrem nas conversas de roda, nos cafés, ao mencionarmos a nossa vontade de incentivarmos a leitura, de andarmos mais de bicicleta, de promovermos as diversas formas de cultivo e cuidado(das bactérias, fungos, alimentos, plantas, animais), ou, ainda, nos relatos das experiências como docentes e artistas. Estas e outras narrativas foram sendo compartilhadas enquanto modelávamos as peças em cerâmica, reiterando a vontade de comunicar a amplitude dos modos de fazer, que, de fato, não se restringem à repetição mecânica de um gesto técnico. Ao construir objetos, peças e propostas a partir da argila, entramos em contato com um vetor de potência, o da própria terra. Enquanto elemento ativo, quando manipulamos a terra, percebemos como ela reage às temperaturas, modifica as suas cores, neutraliza a nossa energia, em um ir e vir entre o pensamento microscópico e o macroscópico, atuando como elemento catalisador da própria vida. As proposições foram elaboradas a partir de exercícios, de leituras, das dinâmicas, da produção e das discussões sobre os eixos tematicos, organizados com o auxilio de cartografias, em uma metodologia que procura localizar os tracos e as linhas de forca indicativas dos pensamentos, das memorias e dos trajetos relacionados durante este processo. Os nossos interesses passaram a demarcar pontos de aglutinacao, em temas escolhidos pelo grupo, trazendo a tona palavras-chave como: tempo, erro e liberdade, por exemplo. O modo de escrita tem como referencia as proposições artísticas no campo da performance, da literatura, e, também, a reflexão critica sobre o ensino e a prática artística. Com as proposicoes, ampliamos o vocabulário do ateliê de cerâmica, dando atenção às motivações, as afetividades, aos corpos em movimento, ao outro. O termo "proposição" indica-nos um convite, ele nos conduz para uma atenção maior aos gestos, para os movimentos e as matérias. As ações com a argila promovem modelagens diversas a partir de diferentes tipos de corpos que passam a estar em contato, em relação. No último trecho do caderno, temos o registro das mensagens entregues junto com as peças de cerâmica, realizadas intencionalmente como um exercicio de troca entre o grupo. As proposições aqui registradas nos impulsionam para elaboracoes mais livres dos sentidos que atribuimos a prática cerâmica, elas despertam as relações entre o fazer, refletir, observar, narrar e modificar - com a esperança de que esta partilha suscite outras rotas, movimentando aquilo que já parecia estar posto, permitindo, para quem aceitar o convite, a elaboração de novos gestos e o acionamento de outras imagens, formas, corpos, vivências e temporalidades | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : digital. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | UFPR/DeArtes | - |
Relação: dc.relation | Modo de acesso: Internet. Arquivo formato PDF | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ceramica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artes visuais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Extensão universitária - Paraná | - |
Título: dc.title | Gestos em comum : caderno de proposições artísticas em cerâmica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: