Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Panossian, Maria Lucia | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática | - |
Autor(es): dc.creator | Amin, Valderez Aparecida Aluiz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:40:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:40:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/80813 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80813 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof.ª Dra. Maria Lucia Panossian | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 20/09/2022 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa de mestrado foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática, no Setor de Ciências Exatas da Universidade Federal do Paraná, na linha de pesquisa Formação de Professores que ensinam Ciências e Matemática. Vincula-se ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores na linha de Estudos sobre a Teoria Histórico-Cultural, Teoria da Atividade e Atividade Orientadora de Ensino. O interesse desta pesquisa surgiu da percepção da dificuldade que os estudantes encontram quando passam pelo processo de transição dos anos iniciais para os anos finais do Ensino Fundamental. Ao identificar a dificuldade do estudante, voltamos nosso olhar para a atuação do professor nos conceitos específicos da Estatística, considerando a seguinte problemática: O que os professores do 5º e do 6º ano do Ensino Fundamental revelam sobre a organização do ensino da Estatística? Estabelecemos o objetivo de compreender as manifestações dos professores sobre a organização do ensino da estatística no 5º e 6º ano do Ensino Fundamental em um curso de formação continuada, proposto a partir das ações geradas no projeto de extensão Oficina Pedagógica de Matemática pautado nos pressupostos da Atividade Orientadora de Ensino. Contamos com a participação de 19 professores, entre professores da educação básica, alunos da graduação e da pós-graduação. Para iniciar o movimento da pesquisa, foram organizadas ações de estudo do fundamento teórico e da análise de como a estatística é contemplada nos documentos norteadores do trabalho docente, a Base Nacional Comum Curricular - BNCC, Currículo da Rede Estadual do Paranaense - CREP e Proposta Curricular de Piraquara, município de origem de alguns dos participantes. A segunda ação desenvolvida foi o levantamento bibliográfico sobre o Ensino da Estatística, a partir de artigos e números temáticos de revistas. E a terceira ação que sustenta a pesquisa é o reconhecimento de nexos conceituais da estatística, revelados a partir do estudo do movimento histórico e lógico. Com base nestes estudos, as ações metodológicas incluem a organização do curso de formação continuada para professores da rede pública de ensino que lecionam para o 5º e 6º ano do Ensino Fundamental, a partir do qual os dados foram constituídos. Devido ao momento pandêmico que enfrentamos a partir de 2020, causado pelo Covid-19, o curso aconteceu de forma remota, com momentos síncronos e assíncronos pela plataforma Google Meet e Classroom. Para análise dos dados gerados, utilizamos a noção de isolado empregado em estudos que utilizam o referencial teórico adotado, e para organização e discussão dos dados, utilizamos a apresentação de episódios, cenas e flashes. Partimos da hipótese de que as diferenças no processo de organização do ensino de professores de cada um dos níveis implicam em algumas das dificuldades dos estudantes, considerando a fragilidade na comunicação entre os educadores que atuam nesses níveis de ensino. De forma geral, percebemos que os professores dos anos iniciais, 5º ano e 6º ano, preocupam-se com temas que despertem o interesse dos estudantes para o estudo da Estatística; no entanto, os professores do 5º ano encontram dificuldade em articular os conceitos estatísticos, limitando-se à interpretação de tabelas e gráficos. Por outro lado, os professores do 6º ano demonstraram dificuldade na busca por temas atrativos para os estudantes. Espera-se que este estudo motive outras pesquisas a olharem a formação continuada para professores durante a transição dos Anos Iniciais para os Anos Finais do Ensino Fundamental. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estatistica - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Título: dc.title | A organização do ensino da estatística do 5º e 6º ano do ensino fundamental : o olhar dos professores | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: