Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Kasper, Katia Maria, 1959- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática | - |
Autor(es): dc.creator | Vargas, Aline Cristina Araujo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:06:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:06:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/80812 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80812 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Dra Kátia Maria Kasper | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 23/08/2022 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este texto se desenha por algumas das principais ruas da região central da cidade de Curitiba, costurando com Rúbia tráfegos e jornadas. Aprendizagens marcadas pelo encontro com uma mulher com trajetória de rua. Não, com a mulher. Aprendizagens que ricocheteiam com a ecosofia e com educações. Marcas de uma mulher inventora de trajetórias e da ressignificação da cidade. Vida atravessada pela rua. Re-inventando-se. Pesquisadora-educadora-cartógrafa, sempre aprendiz, trilha pelas ruas centrais de Curitiba, compondo com essa mulher e suas marcas vitais. Trajetórias que escapam da ordem, do pré-concebido, do naturalizado. Dialoga-se com a ecosofia de Félix Guattari. Mapeiam-se linhas de fuga. Outras velocidades, múltiplas dimensões. Cartografia de práticas de resistência e liberdade. Dissidências. Cartografia como metodologia de pesquisa, como ethos de pesquisa. Delineando dimensões que se emaranham: ética, política, estética. Possibilidades de reinvenção de registros, de modos de produção de si e do mundo. Percursos ecosóficos entre ruas e educações outras; composições com Rúbia. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This text is drawn along some of the main streets in the central region of the city of Curitiba, sewing traffic and journeys with Rúbia. Learning marked by the encounter with a woman with a homeless trajectory. No, with the woman. Learnings that bounce off ecosophy and education. Marks of a woman who invented trajectories and the resignification of the city. Life across the street. Re-inventing yourself. Researcher-educator-cartographer, always an apprentice, she walks through the central streets of Curitiba, composing with this woman and her vital marks. Trajectories that escape the order, the preconceived, the naturalized. It dialogues with the ecosophy of Félix Guattari. Lines of flight are mapped. Other speeds, multiple dimensions. Cartography of practices of resistance and freedom. dissent. Cartography as a research methodology. Ethics and politics and aesthetics. Possibilities for reinventing records, ways of producing oneself and the world. Ecosophical paths between streets and other educations; compositions with Rúbia | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ecologia - Filosofia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ecologia urbana (Biologia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cartografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ruas - Curitiba (PR) | - |
Título: dc.title | Percursos ecosóficos entre ruas e educação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: