
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Cunha, Josafá Moreira da, 1978 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Ortiz, Francine Porfirio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:05:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:05:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/80811 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80811 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Josafá Moreira da Cunha | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 06/09/2022 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração: Processos Psicológicos em Contextos Educacionais | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho investigou as percepções de crianças de 9 a 12 anos, estudantes do Ensino Fundamental, sobre sua responsabilidade social em relação à escola. Para compreender melhor o constructo da responsabilidade social no contexto escolar brasileiro, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com nove estudantes em três escolas públicas paranaenses. Os padrões identificados tornaram possível estabelecer relações entre os discursos dos estudantes e a literatura especializada, enfatizando a interpretação das crianças sobre sua participação social na escola. Nesta pesquisa descritiva quali-quantitativa, as entrevistas transcritas passaram por análise de conteúdo utilizando o software MAXQDA, o que levou à produção das categorias de agência cívica e manifestações interpretativas da responsabilidade social, além de categorias associadas à influência da autoridade dos adultos e a princípios morais de justiça e cuidado presentes nos discursos dos participantes. Esta pesquisa visa atender à demanda por mais conhecimento sobre a responsabilidade social de estudantes nas escolas brasileiras, podendo oferecer uma base inicial para ampliar a compreensão do desenvolvimento cívico. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This work investigated the perceptions of children from 9 to 12 years old, elementary school students, about their social responsibility in relation to school. To better understand the construct of social responsibility in the Brazilian school context, semi-structured interviews were carried out with nine students in three public schools in Paraná. The identified patterns made it possible to establish relationships between the students' perceptions and the specialized literature, emphasizing the children's interpretation of their social participation at school. In this qualitative-quantitative descriptive research, the transcribed interviews content was analyzed by the MAXQDA software, which led to the production of civic agency categories and interpretative manifestations of social responsibility, as well as categories associated with the influence of adult authority and principles morals of justice and care present in the speeches of the participants. This research aims to meet the demand for more knowledge about the social responsibility of students in Brazilian schools, offering an initial basis for expanding the understanding of civic development. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Responsabilidade social | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudantes - Participaçao social | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem - Aspectos sociais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Responsabilidade social em estudantes de 9 a 12 anos : raízes do desenvolvimento cívico | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: