
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pitre-Vásquez, Edwin Ricardo, 1956- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música | - |
| Autor(es): dc.creator | Girata, Paulo Yutaka Toyoshima | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:24:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:24:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/80795 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80795 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Edwin Ricardo Pitre-Vásquez | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 12/03/2021 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esta dissertação propõe analisar as semelhanças e diferenças nos paradigmas dos estilos antigo e moderno do Taiko. Para a realização da pesquisa, foram adotados alguns procedimentos metodológicos tais como o levantamento bibliográfico apoiado nos conceitos da Etnomusicologia dialógica (BLACKING, 1995); informações dos processos nos períodos históricos do Japão em que o Taiko se fez presente (WAWZYNIAK, 2004), bem como os contextos social e artístico em que ele foi inserido; conceitos de outras áreas das humanidades, como Antropologia, Sociologia, História, Música, Organologia, para se avaliar as características sociais do instrumento; materiais referentes ao cenário multiétnico e multicultural de Curitiba (KOHLER, 2014); conceitos de bimusicalidade (HOOD, 1960) e o impacto da pandemia sobre a atividade humana e artística dos praticantes e o público interessado em Taiko. Realizou-se também uma pesquisa etnográfica com o grupo Wakaba Taiko, durante o período de 2000 a 2020, com a finalidade de coletar dados referentes à prática do Taiko. Ao final da pesquisa, é contemplada uma reflexão a respeito da possível influência regional que o Taiko moderno possa ter sofrido. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This dissertation proposes to analyze the similarities and differences in the paradigms of the ancient and modern styles of Taiko. To carry out the research, some methodological procedures were adopted, such as the bibliographic survey supported by the concepts of dialogic Ethnomusicology (BLACKING, 1995); information in the historical periods of Japan in which Taiko was present (WAWZYNIAK, 2004), as well as the social and artistic contexts in which it was inserted; concepts from other areas of the humanities such as anthropology, sociology, history, music, organology, to assess the social characteristics of the instrument; materials referring to the multiethnic and multicultural setting of Curitiba (KOHLER, 2014); concepts of Bi-musicality (HOOD, 1960) and the impact of the Pandemic on the human and artistic activity of practitioners and the public interested in Taiko. An ethnographic research was also carried out with the Wakaba Taiko group, from 2000 to 2020, in order to collect data regarding the practice of Taiko. At the end of the research, a reflection on the possible regional influence that modern Taiko may have suffered is contemplated. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Etnomusicologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Instrumentos musicais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Instrumentos de percussão - Japão | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Musica - Japão - História e crítica | - |
| Título: dc.title | Mudanças de paradigmas na prática do Taiko : estilos antigos e moderno do grupo Wakaba em Curitiba | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: