Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Godoy, Elena, 1947- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Autor(es): dc.creator | Ramuski, Ana Cláudia Fagundes da Cunha Casagrande | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:30:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:30:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/80750 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80750 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Elena Godoy | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 14/10/2022 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O avanço das ciências cognitivas e das neurociências - notadamente na virada do último século - trouxe uma nova visão integrativa entre o papel das emoções e os processos lógico-racionais no comportamento humano. Destaca-se, nesta visão contemporânea, que as emoções não são um obstáculo à racionalidade, mas elementos auxiliares, com papel complementar inseparável da lógica nos processos de tomada de decisão. Partindo de tal perspectiva, o presente estudo propõe que emoções e racionalidade são componentes igualmente importantes no comportamento de comunicação humana, entrando em jogo simultaneamente nos processos de compreensão e interpretação de enunciados. O estudo propõe a análise de duas situações comunicativas reais, retiradas do uso cotidiano da linguagem, que são investigadas sob a perspectiva da afetividade e da racionalidade, programa apoiado por teorias e construções teóricas provenientes das neurociências, da Pragmática linguística e da Psicologia Cognitiva. A exploração interdisciplinar conclui que existe uma sólida interface entre as emoções e os processos lógico-racionais na interpretação de enunciados na comunicação humana. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The advance of cognitive sciences and neurosciences at the turn of the last century brought a new integrative vision between the role of emotions and logical-rational processes in human behaviour. It is emphasized in this contemporary view that emotions are not an obstacle to rationality; they are auxiliary elements, with a complementary role to that of logic in decision-making processes. Taking this approach, the present study proposes that emotions and rationality are equally important components in human communication behaviour, acting with similar strength in the processes of understanding and interpreting utterances. The study proposes the analysis of two communicative real-life situations, which are investigated from the perspective of affectivity and rationality. This investigative program is supported by theories and theoretical constructs drawn from neuroscience, linguistic pragmatics and cognitive psychology. The interdisciplinary exploration concludes that there is a solid interface between emotions and logical-rational processes in the interpretation of utterances in human communication. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Emoções | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hermenêutica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Razão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relevância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem | - |
Título: dc.title | Emoção, razão e interpretação humana : como as emoções participam do processo inferencial de enunciados | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: