Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fonte, Nilce Nazareno da, 1963- | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Lenir Maristela, 1964- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Agronomia - Produção Vegetal | - |
Autor(es): dc.creator | Zanmaria, Silvia Leticia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:23:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:23:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/80719 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80719 | - |
Descrição: dc.description | Inclui apêndices | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Nilce Nazareno da Fonte | - |
Descrição: dc.description | Co-orientadora: Lenir Maristela Silva | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Agronomia. Defesa: Curitiba, 29/08/2008. | - |
Descrição: dc.description | Inclui bibliografia e anexos | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Produção vegetal | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A agricultura mundial é conduzida por um modelo de produção não sustentável, fomentada pelos próprios profissionais da área. Na busca de uma agricultura mais consciente, necessita-se utilizar instrumentos que gerem uma visão integrada e multidimensional da realidade. Isso pode ser alcançado, em parte, pela prática interdisciplinar no ensino. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados da pesquisa que analisou a educação profissional na perspectiva da teoria da complexidade para a área agropecuária a partir dos seus fundamentos e do cenário educativo do Centro de Educação Profissional Agrícola Assis Brasil no município de Clevelândia no Sudoeste do Paraná. Observou-se que o pensamento tradicional fragmentado ainda é muito presente e as práticas metodológicas que possibilitam a contextualização do conhecimento são pouco praticadas como propostas de mudança pela comunidade escolar docente da instituição. Como aspecto positivo, há uma percepção sobre a importância do trabalho contextualizado, porém necessita-se ultrapassar a concepção de que a formação técnica deve priorizar somente a dimensão econômica em detrimento às dimensões ética, ambiental, cultural, social e política que fazem parte da sustentabilidade. O desenvolvimento rural sustentável, diante desta análise, ainda está longe de ser entendido, incorporado e preconizado. Isso será possível a partir do entendimento das relações complexas que o permeiam, sendo necessário que o professor e a equipe docente como um todo tenham essa percepção. O educador parece ser o agente principal que possibilitará ao aluno reconhecer o seu próprio caminho para aprender a pensar, a relativizar e a atuar conscientemente na busca pelo DRS. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The world agriculture is lead by a no maintainable production model, fomented by the own professionals of the area. In the search of a more conscious agriculture, it is needed to use instruments to generate an integrated vision and multidimensional of the reality. That can be reached, partly, for the interdisciplinary practice in the education. The objective of this article is to present the results of the research that it analyzed the professional education in the perspective of the theory of the complexity for the agricultural area starting from their foundations and of the educational scenery of the Centro de Educação Profissional Agrícola Assis Brasil, district of Clevelândia in the Southwest of Paraná State. It was observed that the traditional thought fragmented is still very present and the methodological practices that it makes possible the context of the knowledge are little practiced as proposed of change for the educational school community of the institution. As positive aspect, there is a perception on the importance of the work context, however it is needed to cross the conception that the technical formation should prioritize only the economical dimension in detriment to the dimensions ethics, environmental, cultural, social and politics that are part of the sustainability. The maintainable rural development, before this analysis, is still far away from being understood, incorporate and extolled. That will be possible starting from the understanding of the complex relationships that permeate it, being necessary that the teacher and the educational team as a whole have that perception. The educator seems to be the main agent that it will make possible the student to recognize its own road to learn to think, the relation and to act consciously in the search for the MRD. | - |
Formato: dc.format | 80f. : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino agrícola - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agricultura - Estudo e ensino - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação para o trabalho - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento sustentável - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agronomia | - |
Título: dc.title | O cenário do ensino agropecuário no CEEPAB na perspectiva do desenvolvimento rural sustentável | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: