
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Cezar, Kelly Priscilla Lóddo, 1983- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libras | - |
| Autor(es): dc.creator | Borba, Sonia Olimpio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:44:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:44:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/80685 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80685 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Kelly P. L. Cezar | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Licenciatura em Letras Libras | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 24 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este estudo teve por objetivo realizar pesquisa de cunho bibliográfico-exploratório-descritiva acerca da temática história em quadrinhos no universo linguístico sobre a cultura surda. Para tanto, optamos por realizar um levantamento bibliográfico nos principais bases nacionais de divulgação científica: Scielo; Periódico Capes e como forma de aprofundamento e ampliação do levantamento bibliográfico selecionamos os anais de congressos d"As Jornadas internacionais dos quadrinhos" e do "Seminário de Pesquisa sobre quadrinhos" (SEPESQ). A seleção das fontes foi selecionada a partir do controle das seguintes variáveis: a) a época de publicação 2005-2021; b) região de publicação do Brasil e c) área de pesquisa de divulgação (educação, linguística, comunicação, entre outras). Para análise e interpretação dos resultados, as fontes selecionadas foram organizadas em tabelas por ano de publicação, tema de quadrinhos e cultura surda, região do Brasil de publicação e nível de pesquisa (trabalho de conclusão de curso, mestrado, doutorado, entre outro) e fichados para serem incluídos ou excluídos da presente pesquisa. Os resultados gerais apontaram para um total de 4663 (100%) pesquisas publicadas neste período envolvendo a temática dos quadrinhos, cerca de 3823 (82%) foram publicadas no estado de São Paulo majoritariamente na área de educação. Os dados relativos ao objeto desta investigação revelaram que dessas pesquisas somente 13 (3,6%) abordou a temática da surdez, sendo que nenhuma relacionou quadrinhos com criação ou ensino bilíngue para surdos. No que tange as regiões de publicações não encontramos um padrão de local de publicação (SC: 2; RS: 1; PR: Pará: 1; RJ: 2; MG: 1; DF: 1; CE: 1; AL: 1; SE: 1; PB, 1), no que tange ao nível de pesquisa predominou pesquisa de resultado de mestrado na área da educação. Dessa forma, conclui-se que esta área de investigação ainda é pouco abordada e os resultados, embora ainda restritos, demostram que esta área está em crescimento e desde 2011 as publicações vem aumentando. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Libras | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Historias em quadrinhos - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Surdos - Educação | - |
| Título: dc.title | Estado da arte : pesquisas em história em quadrinhos na cultura surda | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: