Surdo, mudo, problemas de fala ou deficiente auditivo? Arquétipo surdo da personagem Humberto e suas implicações para o Ensino Escolar

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Autor(es): dc.contributorCezar, Kelly Priscilla Lóddo, 1983--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libras-
Autor(es): dc.creatorAndolfato, Cláudia Angélica-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:49:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:49:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-08-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-08-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/80683-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80683-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Kelly P. L. Cezar-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Licenciatura em Letras Libras-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: [p. 31-34]-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente estudo tem por objetivo descrever e analisar o personagem Humberto da turma da Mônica, de Maurício de Sousa. O intuito é identificar a identidade surda que este personagem representa para comunidade surda. Para tanto, realizamos uma pesquisa de cunho bibliográfico em sites indexados (Capes, banco de teses e dissertações, Scielo) sobre a temática em questão. Além disso, recorremos aos dados específicos do Estúdio Turma da Mônica disponibilizados on-line, em especial, Aprendendo a falar com as mãos (2006) e Tudo sobre Humberto (2016). Os dados do levantamento bibliográfico específico revelaram três trabalhos acadêmicos que abordaram a temática do Humberto em suas investigações e nas três a análise revelou que não há um consenso sobre a identidade surda do personagem Humberto, tais dados vão ao encontro das confusões conceituais estabelecidas pela própria editora quando define Humberto. Para discussão e considerações, articulamos os dados encontrados com a literatura específica da área (PERLIN, 2002, SANTANA, BERGAMO, 2005, STROBEL, 2007, 2013), bem como os dados oficiais como a Lei 10436/2002 e o Decreto 5626/2005. Os dados revelaram uma contradição no arquétipo surdo descrito nos gibis investigados, ou seja, não se tem clareza se Humberto é surdo, deficiente auditivo, mudo ou se tem somente problemas de fala. Dessa forma, concluímos que o personagem foi criado e as narrativas desenhadas sem clareza das identidades surdas existentes no país que acompanharam as discussões mais direcionadas a visão clínica terapêutica da linguagem sem relacionar diretamente com a comunidade e cultura surda sinalizante do país. O que revela uma preocupação atual com a circulação destes gibis para crianças surdas e ouvintes em contexto escolar, já que ao não se ter clareza da identidade em questão há uma tendência em se reproduzir confusões conceituais pertencentes ao momento histórico e que perdura até hoje. Outro ponto em questão é ao uso e aplicabilidade escolar é a manutenção desses equívocos no contexto do atendimento educacional especializado. A hipótese inicial foi confirmada na possível falta de identificação da comunidade sinalizante com o personagem Humberto. Junto a isso, não encontramos pesquisas que envolveram histórias em quadrinhos aplicadas e desenvolvidas em escolas bilíngues para surdos.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectHistorias em quadrinhos - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua brasileira de sinais-
Palavras-chave: dc.subjectSurdos - Educação-
Título: dc.titleSurdo, mudo, problemas de fala ou deficiente auditivo? Arquétipo surdo da personagem Humberto e suas implicações para o Ensino Escolar-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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