As políticas para a educaçao superior : prioridades e estratégias definidas pelo Banco Mundial e pela UNESCO de 1990 a 2000 para os "países em desenvolvimento"

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico-
Autor(es): dc.contributorZainko, Maria Amélia Sabbag-
Autor(es): dc.creatorCoelho, Rubia Helena Naspolini-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:47:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:47:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-07-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-07-
Data de envio: dc.date.issued2005-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/80676-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80676-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Maria Amélia Sabbag Zainko-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especializaçao) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educaçao, Curso de Especializaçao em Organizaçao do Trabalho Pedagógico-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho propõe-se a discutir as prioridades e estratégias apontadas pelo Banco Mundial e pela UNESCO para a educação superior nos países em desenvolvimento no período 1990-2000. Para tanto, toma como referência para estudo os principais documentos publicados por estes organismos internacionais: "La enseñanza superior: Las lecciones derivadas de la experiencia" - Banco Mundial, 1994; "Documento de Política para el Cambio y el Desarrollo en la Educación Superior", "La educación superior en el siglo XXI: Vision y accion. Informe final" e os Anais da Conferência Mundial sobre o Ensino Superior (Paris) ­ UNESCO, 1995, 1998 e 1998, respectivamente; e "La Educación Superior en los Países en Desarollo: Peligros y promesas" - Banco Mundial e UNESCO, 2000, com o propósito de apreender e discutir os referidos documentos em contexto, estabelecendo diálogo e relação entre estes. Esta análise crítica representa capital importância para a compreensão das atuais políticas para a educação superior nos países em desenvolvimento, haja vista sua influência na delineação e/ou resistência na implementação dos pressupostos neoliberais nos diferentes Estados.-
Formato: dc.format71f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior e Estado-
Título: dc.titleAs políticas para a educaçao superior : prioridades e estratégias definidas pelo Banco Mundial e pela UNESCO de 1990 a 2000 para os "países em desenvolvimento"-
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