
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico | - |
| Autor(es): dc.contributor | Zainko, Maria Amélia Sabbag | - |
| Autor(es): dc.creator | Coelho, Rubia Helena Naspolini | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:47:08Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:47:08Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2005 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/80676 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80676 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Maria Amélia Sabbag Zainko | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especializaçao) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educaçao, Curso de Especializaçao em Organizaçao do Trabalho Pedagógico | - |
| Descrição: dc.description | Inclui bibliografia | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho propõe-se a discutir as prioridades e estratégias apontadas pelo Banco Mundial e pela UNESCO para a educação superior nos países em desenvolvimento no período 1990-2000. Para tanto, toma como referência para estudo os principais documentos publicados por estes organismos internacionais: "La enseñanza superior: Las lecciones derivadas de la experiencia" - Banco Mundial, 1994; "Documento de Política para el Cambio y el Desarrollo en la Educación Superior", "La educación superior en el siglo XXI: Vision y accion. Informe final" e os Anais da Conferência Mundial sobre o Ensino Superior (Paris) UNESCO, 1995, 1998 e 1998, respectivamente; e "La Educación Superior en los Países en Desarollo: Peligros y promesas" - Banco Mundial e UNESCO, 2000, com o propósito de apreender e discutir os referidos documentos em contexto, estabelecendo diálogo e relação entre estes. Esta análise crítica representa capital importância para a compreensão das atuais políticas para a educação superior nos países em desenvolvimento, haja vista sua influência na delineação e/ou resistência na implementação dos pressupostos neoliberais nos diferentes Estados. | - |
| Formato: dc.format | 71f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior e Estado | - |
| Título: dc.title | As políticas para a educaçao superior : prioridades e estratégias definidas pelo Banco Mundial e pela UNESCO de 1990 a 2000 para os "países em desenvolvimento" | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: